Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Nota de pesar – Mãe Elda de Oxóssi

Secult_NotaDePesar_RainhaElda

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam, com profundo pesar, o falecimento de Elda Ivo Vianna, mais conhecida como Mãe Elda de Oxóssi, a Rainha e Ialorixá da Nação do Maracatu Porto Rico, uma das mais antigas e importantes nações de maracatu de Pernambuco. Ela é a última rainha de maracatu coroada em cerimônia na Igreja Católica.

Nascida em Casa Amarela, conheceu a religiosidade afrodescendente aos 17 anos, no Rio de Janeiro, já casada, primeiro a umbanda, depois o candomblé, com um grande conhecimento em várias nações porque passou pela Nagô, Angola e por último Gegê.

Mãe de 4 filhos, criou dezenas de crianças dentro da Nação. Mãe Elda era funcionária pública aposentada, e foi responsável pela alfabetização de muitas crianças do bairro. A partir de seu trabalho, tentava mostrar que através da arte e cultura podemos ter um mundo melhor.

A Nação do Maracatu Porto Rico foi fundada em 1916 e tem uma rica história e tradições, incluindo a coroação da rainha em cerimônias religiosas. É uma importante expressão cultural e religiosa de Pernambuco, representando a tradição do maracatu-nação e a importância da cultura afro-brasileira. Mãe Elda é a única rainha coroada dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A coroação de dona Elda aconteceu em outubro de 1980, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.

 

< voltar para Cultura popular e artesanato