NOTA DE PESAR – Maestro Newton Caivano
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
É com profundo pesar que a Secult-PE e a Fundarpe lamentam o falecimento, aos 77 anos, do Maestro Newton Fernando Caivano Sader, membro do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo. Sua partida precoce representa uma grande perda para a cultura pernambucana.
Newton Caivano nasceu em 1948, vindo de família de músicos, iniciou na música aos 06 anos, fazendo sua primeira audição de piano em 16 de novembro de 1957 na cidade de Matão–SP. A partir de 1958 seus estudos musicais foram em Araraquara-SP e depois no Conservatório Carlos Gomes de Ribeirão Preto-SP.
Fixou residência em Pernambuco nos anos 90, onde atuou diretamente para o reconhecimento do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (2007) e coordenou músicos na comitiva à Paris em defesa e conquista, na UNESCO, da inscrição do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade culminando no dia 05/12/2012
Newton Caivano coordenou o FPMPE (Fórum Permanente da Música de Pernambuco). Defensor das Bandas Filarmônicas como escolas de Frevo, colaborou com as Bandas de Joaquim Nabuco e “Rio Formoso”, onde também atuou como entre 2002/2009 foi Diretor Presidente do Centro de Educação de Música de Rio Formoso PE (ambos Pontos de Cultura). Era também membro da Comissão Deliberativa do Funcultura.
Ao longo das ultimas três décadas, de dedicação e estudo ao Frevo. É criador da proposta “Sotaque da Música Pernambucana (Corpo de saberes do Frevo de Rua)”, voltado ao desenvolvimento de métodos de escrita musical e execução do Frevo. Foi ainda membro de comissão deliberativa e parecerista do Funcultura, e membro do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo desde 2011.
Newton Caivano, tornou-se referência pela sua excelência musical e pela atuação sólida em defesa das políticas culturais na área da música e cultura popular, com especial atenção, dedicação e amor ao Frevo. Ele deixa um legado de referência em ações de preservação de patrimônio. A Secult-PE e a Fundarpe prestam suas sinceras condolências a todos os familiares e amigos de Newton Caivano.
