Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Nota de pesar – Mestre Gonzaga de Garanhuns

É com profundo pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de Luiz Gonzaga de Lima – Mestre Gonzaga de Garanhuns, cordelista e mestre de reisado, titulado em 2018 como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Luiz Gonzaga de Lima, mais conhecido como Gonzaga de Garanhuns, nasceu no dia 8 dias do mês de agosto de 1943, no município de Garanhuns. Teve contato com os reisados na região desde os 11 anos de idade e em 1954, fundou seu próprio reisado, contando com a participação de crianças da sua faixa etária e com elas seguindo até 1957.

Em 1977, Gonzaga foi convidado a ser o personagem Mateus, no Reisado do Mestre João Gomes. Porém, a sua carreira desponta após gravar uma música de sua autoria para o LP Benditos e Reisados, de 1982, primeiro disco dedicado ao gênero. Por conta deste trabalho, Gonzaga de Garanhuns foi convidado para se apresentar no programa Som Brasil, da Rede Globo, apresentado por Rolando Boldrin. Criou-se assim Gonzaga de Garanhuns, mestre de reisado, e transformando a sua cidade natal como referência nacional da brincadeira. Além da participação em outros reisados da região, Gonzaga de Garanhuns foi fundador de pelo menos oito grupos.

WhatsApp Image 2023-06-16 at 15.04.16

Referência da cultura pernambucana como mestre de reisado, Gonzaga de Garanhuns se destacou ainda como cordelista e escritor. Autor de mais de 300 cordéis, escreveu igualmente o livro “Garanhuns em Versos – um pouco de sua história”. Por sua trajetória, recebe, no ano de 2021, o título de “Notório Saber em Cultura Popular” da Universidade de Pernambuco – UPE.

Mantinha em Garanhuns, desde 2020, um espaço cultural dedicado ao Reisado e à Literatura de Cordel – Espaço Cultural Gonzaga de Garanhuns. (https://www.instagram.com/espacoculturalgonzaga2021/)

Com 79 anos, era um dos principais representantes do reisado em nosso Estado. A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco lamentam e manifestam solidariedade a todos os familiares, amigos e admiradores.

 

< voltar para Cultura popular e artesanato