Nota de pesar – Mestre Hélio Soares
Postado em: CEPC/PE
O Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE), por meio de seus Conselheiros e Conselheiras, vem lamentar o falecimento do Mestre Hélio Soares, cuja vida dedicada à litografia o destaca como um dos nomes mais respeitados no país e um dos personagens mais importantes no desenvolvimento das artes gráficas no Estado.
Tendo iniciado a carreira como impressor da Gráfica Apolo, onde aprendeu as nuances da litografia comercial, passou a aplicar sua técnica artisticamente a partir dos anos setenta, no âmbito da Oficina Guaianases, idealizada por João Câmara e Delano. Por anos auxiliou artistas e ministrou cursos, inclusive fora do Estado, passando a atuar exclusivamente no Ateliê Livre da UFPE a partir do ano 2000, onde manteve cursos regulares no Centro de Artes e Comunicação.
O legado do Mestre Hélio perdura não apenas em sua produção autoral, mas também naquelas gravuras das quais foi cúmplice enquanto impressor e nos amigos de atelier que tiveram o prazer da sua convivência. Manifestamos o mais profundo sentimento de solidariedade aos familiares e amigos, agradecendo pelo seu empenho e contribuições no campo da cultura pernambucana, especialmente no que se refere à formação de artistas e à salvaguarda e divulgação das técnicas da litografia.
Jocimar Gonçalves
Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural