Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

NOTA DE PESAR – Zefinha Parteira

Josefa Alves de Carvalho (Zefinha Parteira), nascida em 1939, aprendeu “no susto” a assistir partos, atendendo à necessidade da comunidade, no município de Caruaru, região agreste de Pernambuco. Parteira há mais de seis décadas, tendo assistido mais de mil partos, sempre acreditou que o aprendizado do ofício, por meio da observação e prática, só foi possível através do dom divino. Durante anos foi presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, fundada em 1992, responsável por agregar parteiras de todo o Agreste e promover reuniões de troca de experiência e mobilização política.

Com seu trabalho comunitário, foi responsável pelo estabelecimento de uma rede de solidariedade, de amizade e de compartilhamento de saberes entre parteiras que até então atuavam de maneira isolada em suas próprias localidades. Esta rede ultrapassou os limites da cidade, proporcionando a ida de integrantes a cursos de capacitação em outros municípios e a participação em encontros nacionais e internacionais de parteiras. Figura central entre as parteiras de Caruaru, Zefinha, tornou-se representante da categoria nos Conselhos Municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso.

Para Dona Zefinha, o ser parteira, além de ser uma constante incorporação de saberes, um constante aprendizado, é também um ato de coragem. Assim como aprendeu com suas “comadres”, por onde passou, Zefinha formou parteiras ao transmitir o ofício às gerações seguintes, inclusive no seio de sua própria família. Ela participou do Programa Ação Griô Nacional (2007 a 2011), sendo uma das Mestras Griôs no estado de Pernambuco. Foi idealizadora e integrou a equipe do Museu da Parteira, que realiza um conjunto de ações continuadas de salvaguarda, promoção, valorização e transmissão dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais.

Dona Zefinha é Patrimônio Vivo de Caruaru-PE e Mestra do ofício do partejar tradicional, detentora de um repertório de saberes e práticas ancestrais acerca da gestação. Assim, diante de sua trajetória, seu legado e sua contribuição, nós do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural nos solidarizamos com toda a comunidade de parteiras, familiares, amigas e amigos que neste momento encontram-se em luto por sua recém partida.

Cássio Raniere Ribeiro da Silva
Presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural

< voltar para Conselho de Preservação