Novas narrativas literárias e da comunicação marcam a Semana do Livro de Pernambuco
Evento é gratuito e será realizado de quarta (30) a domingo (4/12), no Museu do Estado de Pernambuco, com a presença de vários escritores e atrações
Postado em: Literatura
As novas narrativas da literatura, comunicação e leitura norteiam a programação da Semana do Livro de Pernambuco, que acontece no Museu do Estado (Mepe) de quarta (30) a domingo (4). Pautado pela temática Narrativas Possíveis do Presente, o encontro literário promoverá nos cinco dias de encontro uma série de debates, oficinas, mesas redondas, intervenções e apresentações culturais. Dentre os nomes confirmados na programação, que é gratuita, estão os de escritores e poetas como Miró, José Castello, Sidney Rocha e Elvira Vigna, além de atrações musicais como o Em Canto e Poesia e Josildo Sá.
Com curadoria de Schneider Carpeggiani, a Semana do Livro de Pernambuco é uma realização da Cia. de Eventos e Ideação, conta com apoio cultural do Ministério da Cultura e apoio do Governo de Pernambuco, por meio do Museu do Estado/Fundarpe/Secult-PE.
Sobre a temática escolhida para a primeira edição do evento, Schneider Carpeggiani afirma que a ideia é permitir reflexões sobre algumas questões que aconteceram neste ano envolvendo a comunicação literária. “Na mesa de abertura, por exemplo, teremos uma discussão importante sobre o papel do juiz e da lei, dentro do conceito que foi o recente processo de impeachment no Brasil”, explica.
Divulgação

O escritor Bernardo Kucinski dialoga sobre literatura como estratégia para dar voz às vítimas da ditadura
Ainda durante a abertura, na quarta (30), o evento proporcionará um contato com o escritor e jornalista e crítico literário José Castello, que em 2011 venceu o prêmio Jabuti com o romance Ribamar. “Exclusivamente para a Semana do Livro, Castello preparou uma masterclass sobre O Processo, de Franz Kafka, e a sua relação com o nosso cenário político-social-literário contemporâneo”, revela Schneider.
Ao longo da programação, as pautas, enfrentamentos e questões atuais relacionadas ao mercado editorial brasileiro serão colocadas em discussão por escritores, críticos literários, editores, livreiros e jornalistas. “A escritora Elvira Vigna lança no mesmo dia seu último romance (Como se Estivéssemos em Um Palimpsesto de Putas), talvez o livro mais importante lançado este ano no Brasil, por tratar de escolhas éticas que levam a extremos”, avalia.
Ainda na quinta (1º), haverá um debate entre Maria Eduarda Rocha e Yvana Fechine, professoras do Departamento de Comunicação Social da UFPE, Chico Ludermir, jornalista e mestrando em Sociologia, e Dandara Luísa Alves, integrante do laboratório de Estudos em Sexualidade Humana. O grupo vai discutir sobre o espaço da universidade pública como campo de disputa política, e na ocasião Chico Ludermir lança seu livro A história incompleta de Brenda e de outras mulheres, pela Confraria do Vento.
Música e Cultura Popular
Na agenda musical, o Em Canto e Poesia, formado por netos do poeta popular Louro do Pajeú, fará apresentação às 20h, no Palco do Espaço Livro Aberto. “O show vai revelar toda a riqueza desta tradição, valorizando o legado de outros importantes personagens como Biu de Crisanto, Zé de Cazuza, Rogaciano Leite, Manoel Filó, João Batista de Siqueira (Cancão), Antônio Marinho, Jó Patriota, Zé Marcolino e Dedé Monteiro”, adianta o produtor do grupo, Amaro Filho.
Costa Neto/Secult-PE

O grupo Em Canto e Poesia, que resgata a cantoria popular nordestina é uma das atrações
O Grupo Cacuriá de Dona Teté, personalidade maranhense reconhecida por seu trabalho similiar ao da pernambucana Selma do Coco, também integra a programação da quinta-feira (01), às 18h45. Seguindo a tradição da rezadeira e caixeira Almerice da Silva Santos, carinhosamente chamada por Dona Teté, o grupo apresentará um espetáculo alegre, dinâmico, ao som dos ritmos de carimbó, caroço, valsa e baião inspirado no carimbó de caixeiras.
Mercado editorial
O curador do evento também destaca outras ações, como o debate sobre o caráter ideológico e a função social das livrarias no Brasil que será realizado no sábado (3), às 17h30. “Este ano tivemos o livro biográfico do Coronel Ustra como um dos mais vendidos no Brasil, segundo o Publish News. E uma das redes que mais tem vendido este livro é bastante conhecida no mercado editorial”, conta. Participam do debate Lourival Holanda, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Daniel Louzada, livreiro e proprietário da Livraria da Vinci.
Tom Cabral/Divulgação

O poeta Miró também participa da programação da Semana do Livro com o lançamento do seu livro ’20 – para pensar um pouco’
De acordo com o curador da Semana, o Museu do Estado foi escolhido por ser um espaço de fácil acesso no Recife e também pela possibilidade de utilização da área externa para as outras atividades. A agenda cultural do sábado (3) traz o lançamento e autógrafo do mais recente trabalho de Miró, a publicação 20 – para pensar um pouco; show Minha Pequena África, do grupo Cordelândia; e a apresentação Humor na Feira, do escritor Zelito Nunes e Eugênio Jerônimo, Já no domingo (4), haverá nova oportunidade de conferir Miró recitando suas poesias e uma apresentação do show Latada para crianças, de Josildo Sá.
Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e aproveite.
Serviço
Semana do Livro de Pernambuco
Quarta (30/11) a domingo (4/12)
Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife)
Gratuito
