Novas representantes do CEPC compõem a Comissão Deliberativa do Funcultura
Postado em: CEPC/PE
O Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE) conta com duas novas representantes na Comissão Deliberativa do Funcultura (CD): Márcia Felix (titular) e Weldjane Mary (suplente). Eleitas para o CEPC-PE em 2021, as conselheiras tiveram indicação unânime de seus pares do Conselho.
“Elas partem agora para a CD, com a missão de fortalecer a participação da sociedade civil naquela Comissão e ampliar seu olhar técnico em dois aspectos fundamentais da análise dos projetos dos editais do Funcultura: regionalização (Márcia) e acessibilidade (Weldjane). A presença delas na comissão também fortalece estrategicamente a sociedade civil e o CEPC-PE, como principal instância de controle social sobre a movimentação dos recursos públicos da área cultural”, destaca o presidente do CEPC-PE, Jocimar Gonçalves.
CD - A Comissão Deliberativa do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) é a instância máxima de definições relativas ao fundo. A Comissão tem formato tripartite, composta por um presidente, que é o Secretário de Cultura do Estado, e 15 assentos, dos quais cinco são indicados pelas instituições culturais, cinco pelas entidades representativas dos artistas e produtores culturais, e cinco pelo governador de Pernambuco. Cada membro titular conta com suplente, que deverá substituí-lo em sua ausência. O mandato dos membros da Comissão Deliberativa é de um ano, permitida a recondução, uma única vez, por igual período.
PERFIL DAS CONSELHEIRAS
MÁRCIA FELIX é doutora em Estudo Literários pela UFAL, especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela UPE, professora Adjunta de Literatura Brasileira do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE). Além disso é, Diretora de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários da UFAPE, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Garanhuns. É mãe da Luarna, Elena e Aime.
WELDJANE MARY é arte-educadora, fotógrafa, produtora cultural e pesquisadora. Com uma trajetória profissional diversa, atuou na análise de projetos em editais como Todos com a Nota, Festival de Inverno de Garanhuns, Prêmio Pernambuco de Fotografia e Funcultura, como formadora nos Ciclos de Capacitações do edital. Atualmente, como pesquisadora, estuda as vertentes de publicidade, inclusão e comunicação acessível e questões sobre acessibilidade e direitos no mundo do trabalho.
