Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

O cinema que não vê fronteiras

Na noite desta quinta (11), a Mostra Cinema na Estrada levou a magia do audiovisual a mais uma comunidade em Taquaritinga do Norte

por Leonardo Vila N0va

Em uma longa estrada de terra batida, se embrenhando num sem fim adentro. Um caminho que parecia não ter fim. Uma estrada longa, escura, no meio do nada. As cercas de madeira e arame, que separavam terrenos e propriedades em volta, na verdade, acabavam por desenhar o trajeto que daria no Distrito de Jerimum, em Taquaritinga do Norte. Um povoado pequeno, humilde, recôndito. Pela primeira vez, os moradores de lá se deparavam com uma tela de cinema à sua frente. Era algo inédito em suas vidas. Talvez, a data de hoje (11 de setembro de 2014) não se apague de suas lembranças. Era a Mostra Cinema na Estrada, que, a cada edição do Festival Pernambuco Nação Cultural, vem desbravando o estado, para levar cinema a locais ainda sem acesso a essa preciosa arte.

Costa Neto/Secult-PE

Nesta edição, oito curtas que participaram do 7º Festival de Cinema de Triunfo estão sendo exibidos na mostra itinerante. São filmes de várias partes do Brasil, que trazem temáticas distintas, mas que ampliam a noção acerca das diferenças entre o seres humanos. Um caminhão e uma tela grande instalada em sua carroceria prendiam a atenção do público, que se espalhava pelas cadeiras, nas janelas de casa, nas calçadas. Os olhos grudados na telona, a atenção voltada para a magia do cinema, e divertidas reações a cada surpresa que se dava durante os filmes exibidos.

A dona de casa Antônia Onete de Lima Santos, 42, estava acompanhada do filho, Emerson, 11, assistindo aos filmes. Tanto ela quanto ele só têm a televisão como único portal para o universo do audiovisual. Uma tela daquele tamanho, para ambos, era novidade. “Eu só tinha visto telão em apresentação de banda. Mas pra ver filme, nunca! Tô achando bem bonito. Meu filho principalmente, que ele gosta muito de filme“, disse, sem desgrudar muito o olhar do que se passava diante dela. Uma das que estava sentada mais à frente, dona Maria da Conceição Minerva, 63, nascida e criada na roça, sorridente, tecia uma fala mansa e terna sobre o que via à frente. “Eu estou achando muito bonito, sabe? Tem filmes legais. E são filmes que servem muito pras crianças também. Não tem violência, que a gente já vê tanto por aí. Filmes leves, bonitos. Tô achando ótimo isso. Hoje, posso dizer que, aos 63 anos, eu fui ao cinema“, orgulhava-se.

Enquanto isso, a chuva ia e vinha, dona Maria da Conceição, nesse ínterim, foi em casa, bem pertinho, buscar a sombrinha. Voltou pra ver os filmes e de lá não saiu mais. E assim foi seguindo o restante da noite, maravilhada com o cinema, e abrindo a sombrinha sempre que necessário, mas firme e forte, para aproveitar aquele momento que, com certeza, foi único.

A Mostra Cinema na Estrada continua sua jornada nesta sexta (12), no Distrito de Padre Ibiapina; e sábado (13), na Vila do Socorro. Sempre às 19h.

Confira AQUI a programação completa do FPNC 2014 – Taquaritinga do Norte.

< voltar para Pernambuco Nação Cultural