Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

O Poste Soluções Luminosas leva formação de teatro para Vitória de Santo Antão

Grupo recifense realiza vivência gratuita para jovens, professoras, professores e artistas

Foto: Lucas Emanuel

Foto: Lucas Emanuel

O Poste Soluções Luminosas, do RecifePE, chega com seu grupo ao município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte de Pernambuco

Com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), por meio do Governo do Estado de Pernambuco, da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte, recebe a formação teatral gratuita “Um mergulho no teatro físico e antropológico”, do grupo recifense O Poste Soluções Luminosas, com atividades entre os dias 23 e 28 de abril, na Escola Técnica Estadual (ETE) José da Silva Filho.

A vivência é voltada para jovens acima de 16 anos de idade, professoras, professores e artistas em geral da cidade e regiões vizinhas. A formação tem carga horário total de 60 horas e acessibilidade em libras para a comunidade surda.

A formação teatral tem a coordenação de Agrinez Melo, mulher preta, mãe, arte-educadora, atriz, diretora teatral, professora e pesquisadora. Ela também é uma das facilitadoras da formação, juntamente com Naná Sodré (atriz, arte-educadora, professora e pesquisadora) e Samuel Santos (ator, arte-educador, diretor, dramaturgo e roteirista).

“Nosso grupo tem como essência a matriz africana e indígena, compartilhando conhecimento por meio da metodologia ‘O corpo ancestral dentro da cena contemporânea’”. Nesta formação são criadas possibilidades de partituras corporais para a cena”, explica Agrinez Melo.

“Um mergulho no teatro físico e antropológico” dialoga com diversas pessoas, sobretudo negras, indígenas, afroindígenas e LGBTQIAP+. A realização dos encontros em Vitória de Santo Antão também amplia as ações de formação do coletivo.

“A criação artística proporciona a construção de uma forma afetiva e efetiva e traz reflexões sobre a importância do teatro, da educação para um reconhecimento e da valorização das origens culturais, sociais e artísticas de cada pessoa participante”, destaca Samuel Santos.

A iniciativa é um espaço para criação artística, coletividade e expressão da identidade, onde as habilidades criativas são desenvolvidas juntamente com temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa.

Também na equipe técnica da formação estão Raphael Gustavo (assistente de dramaturgia), Cadu Sales (produtor local – Vitória de Santo Antão) e Talles Ribeiro (programador visual).

Grupo e espaço de teatro por artistas da cultura preta, O Poste Soluções Luminosas existe desde 2004, com raízes na ancestralidade, comunidade afroindígena e terreiro de matriz africana. A sua sede está localizada no centro do Recife (rua do Riachuelo, nº 641, bairro da Boa Vista). No ano em que surgiu, atuou com iluminação cênica e ao longo do tempo assessorou tecnicamente companhias e grupos. Em 2009, tornou-se de fato um grupo de produção artística, realizando pesquisas teatrais e ações formativas baseadas no resgate ancestral.

SERVIÇO:
O Poste Soluções Luminosas – formação “Um mergulho no teatro físico e antropológico”
Local: Vitória de Santo Antão/PE – auditório da ETE José Joaquim da Silva Filho (rua Dr. Demócrito Cavalcante, bairro Livramento)
Datas: 23 a 28 de abril de 2025
Acessibilidade: libras para a comunidade surda
Carga horária: 60 horas
Público: jovens acima de 16 anos de idade, professoras, professores e artistas, sobretudo pessoas negras, indígenas, afroindígenas e LGBTQIAP+

< voltar para Funcultura