Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Oficina de Mediação de Leitura e Formação de Leitoras/es chega ao município de Palmares

Felipe Souto Maior /Secult-PE - Fundarpe

Felipe Souto Maior /Secult-PE - Fundarpe

Em cada encontro serão realizadas atividades corporais, de contação e leitura de histórias

Seguindo as ações previstas pelo Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLBs), a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) realiza, na próxima semana, a oficina de Mediação de Leitura e Formação de Leitoras/es, que acontece de 16 a 19 de novembro, em Palmares, e será ministrada por Erica Araújo Verçosa. As atividades são gratuitas, mas, para participar, os interessados devem solicitar a inscrição por meio do e-mail oficinas.pelllb@gmail.com.

A oficina de Mediação de Leitura e Formação de Leitoras/es também se repetirá entre os dias 23 a 26 deste mês, desta vez no município de Serra Talhada. A iniciativa tem foco na produção de povos tradicionais, tem como objetivo contribuir com a qualificação de profissionais que atuam com a formação de leitores literários em bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e em outros espaços não formais de educação que trabalham com o incentivo à leitura.

Os conteúdos estarão articulados e distribuídos em quatro módulos: Módulo 1: Pressupostos sobre ancestralidade; Módulo 2: Algumas concepções sobre tradição oral e literatura; Módulo 3: Mediação de Leitura; e Módulo 4: Diversidade nas práticas de mediação de leitura. Serão realizados quatro encontros nos horários da manhã e tarde, totalizando 30 horas de oficina.

Em cada encontro serão realizadas atividades corporais, de contação e leitura de histórias. Serão utilizadas dinâmicas de grupos, brincadeiras, rodas de partilha, e diversas técnicas para democratização da fala, estimulação do debate, e construção coletiva de processos reflexivos, bem como projetos de intervenção na realidade visando a qualificação do trabalho de mediação de leitura e a formação de leitores literário.

Érica Araújo Verçosa é pedagoga, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, mediadora de leitura, contadora de histórias, formadora e ativista na luta pela garantia da democratização do livro, da leitura, da literatura a partir da existência de bibliotecas. Atua como consultora e assessora em Educação e desenvolvimento de grupos e redes, desde 2011, pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Integral (CEDINHO).

Serviço:
Oficina de Mediação de Leitura e Formação de Leitoras/es, com Érica Araújo Verçosa
Local: Biblioteca pública Municipal Prof. Fenelon Barreto (Rua Fenelon Ferreira, s/n , Centro, Palmares)
Dias: 16 a 18/11, das 9h às 13h e das 14h às 18h
19/11, das 9h às 13h e das 14h às 16h
Carga horária: 30 horas (com certificado)

Local: Museu do Cangaço – Vila Ferroviária (antiga estação de trem, s/n, São Cristóvão, Serra Talhada)
Dias: 23 a 25/11, das 9h às 13h e das 14h às 18h
26/11, das 9h às 13h e das 14h às 16h
Carga horária: 30 horas (com certificado)

Inscrições gratuitas: oficinas.pelllb@gmail.com.

< voltar para Literatura