Oficina de Vivência Musical Hoje Tem Frevo no Terreiro encerra atividades em Afogados da Ingazeira
Com incentivo do Funcultura, projeto leva, este sábado (25), apresentação especial da Orquestra de Frevo Revoltosa com participação especial de alunos
Postado em: Funcultura | Música
Isabela Brito/Divulgação

Oficina de Vivência Musical Hoje Tem Frevo no Terreiro em Afogados da Ingazeira
Termina esta sexta-feira (24) a Oficina de Vivência Musical Hoje Tem Frevo no Terreiro, projeto, realizado pela Orquestra de Frevo Revoltosa, da Sociedade Musical 5 de Novembro, que oferece formação gratuita voltada para adolescentes e jovens da comunidade quilombola de Inhanhum, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.
A oficina é realizada no contraturno escolar e, no fim do curso, no sábado (25), a comunidade assiste à apresentação especial da orquestra com a participação de alunos. Além da apresentação, os participantes recebem certificados de conclusão, fardamento, material didático e lanche durante as atividades.
Com incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Hoje Tem Frevo no Terreiro reforça o caráter itinerante da iniciativa e seu compromisso com a formação cultural em quilombos de diversas regiões de Pernambuco, especialmente no período que antecede o Carnaval.
A oficina, que já passou por localidades como o Quilombo de São Lourenço e Santa Maria da Boa Vista, tem como objetivo promover a educação musical e a valorização do Frevo, gênero reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Com foco na introdução do frevo aos participantes, as aulas são conduzidas por músicos da Orquestra Revoltosa e contam com atividades dinâmicas, gamificadas e interativas. O intuito é ensinar não só partituras e letras, mas também a história do frevo e o manuseio de instrumentos típicos do gênero musical de uma forma prática e divertida.
Serviço:
Encerramento da Oficina de Vivência Musical Hoje Tem Frevo no Terreiro – sábado (25) na Comunidade Quilombola Leitão da Carapuça, município de Afogados da Ingazeira (Sertão). Acesso gratuito