Oficina gratuita de confecção de bonecos no Vasco da Gama
O curso acontecerá de 17 de janeiro a 21 de fevereiro de 2015, na sede do Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco, no Vasco da Gama
Postado em: Artes Cênicas | Formação Cultural
O Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco está com inscrições abertas para a oficina de iniciação a confecção de bonecos de papel marché. As aulas, totalmente gratuitas, serão realizadas na sede do Teatro de Bonecos Lobatinho, de 17 de janeiro a 21 de fevereiro, sob o comando da arte-educadora Maria Oliveira. Para se inscrever, não é exigida nenhuma experiência anterior, e qualquer pessoa com idade superior a 12 anos pode participar. Ao todo serão 20 h/a, que serão ministradas apenas aos sábados, das 9h às 13h.
A atividade integra o plano de trabalho do Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco. O workshop tem carga horária total de 200 h/a, com realização prevista para acontecer em cinco módulos distintos. Além das oficinas de Dramaturgia, História do Teatro de Bonecos e Confecção de Bonecos de Sucata, ainda estão previstas para acontecer oficinas de Confecção de Bonecos de Madeira, Interpretação e Manipulação, além de Montagem (encenação pratica com bonecos). Os módulos podem ser cursados isoladamente, não havendo nenhum pré-requisito. Serão conferidos certificados de conclusão ao término de cada um dos módulos do curso e oficinas oferecidas, para os alunos que cumprirem um mínimo de 80% da carga horária. Só farão jus aos certificados de conclusão do Curso básico de formação de bonequeiros, os alunos que cumprirem todos os módulos, obtendo também uma frequência mínima de 80% da carga horária. O Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco integra a rede do Programa Cultura Viva, uma iniciativa do Ministério da Cultura, em convênio com o Governo de Pernambuco, através da Fundarpe.
Maria Oliveira
Atriz, cantora, arte-educadora e bibliotecária, Maria Oliveira desenvolve pesquisa e ações relacionadas ao teatro de bonecos desde 1983. É instrutora de oficinas de iniciação ao teatro de bonecos (confecção e manipulação), direcionadas a centros culturais, escolas (instituições públicas e privadas), grupos de terceira idade e ao público em geral. Desenvolveu atividades artísticas no Centro de Atividades Terapêuticas do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano de 1996 a 2002. Fez parte da Cooperativa Teatral Boca de Forno, da Trupe Artística Mamulengo Inventa Coisa e do Mamulengo Só-Riso.
Inscrições e informações:
Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco – Teatro de Bonecos Lobatinho
Endereço: Rua Canapi, 132 – Vasco da Gama
Telefone: (81) 3268.4002/ 8581.7122/ 9521.7305
e-mail: apetb@globo.com
