Oficina sobre corpo e espacialidade é oferecida gratuitamente na UFPE
Postado em: Artes Visuais | Formação Cultural | Funcultura
A artista e pesquisadora Renata Caldas vai promover, entre os dias 6 e 10 de fevereiro (segunda a sexta-feira), a oficina “Caminhos pela Performance”, que será ministrada pela artista e professora de dança Adovale Dias. A atividade, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, está agendada para acontecer na sala de dança Ana Regina, localizada no Centro de Arte e Comunicação da UFPE, das 14h às 18h. Para se inscrever na oficina, que é gratuita, as pessoas interessadas devem preencher o formulário disponível no link: forms.gle/4MiT4oB3tNzepLFH8. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro (domingo), às 12h. A produção da oficina vai confirmar a lista dos selecionados por e-mail, no domingo à tarde.
A oficina é destinada a todas as pessoas que tenham interesse em ter os primeiros contatos na criação performativa e mergulhar em um campo de diferentes possibilidades. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, sendo quatro delas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, promovendo, assim, acessibilidade e respeito às diferenças entre os participantes. Os participantes receberão certificado no final da vivência.
“Performance é ação, então, vamos descobrir as possibilidades de encontrar um jeito que o corpo da pessoa se adapte, fazer com que eles caminhem e entendam essas relações do corpo com a performance. É uma oportunidade para qualquer pessoa que esteja interessada em ter os primeiros contatos na criação performativa”, explica Adovale Dias.
Durante a vivência, os participantes terão a oportunidade de caminhar por diversos campos da performatividade artística com trabalhos em grupo ou individuais, seja no espaço físico ou no digital.
CAMINHOS PELA PERFORMANCE - A atividade faz parte de um projeto da artista e mestra em Artes Visuais pelo PPGAV- UFPE, Renata Caldas, que integra pesquisa, oficina e uma performance inédita, de 30 minutos, que será apresentada ao final da ação formativa e acompanhada de um debate com os presentes. A iniciativa visa travar o diálogo criativo com a cidade e seus elementos identitários, redimensionando e revalorizando os mesmos.
ADOVALE DIAS - Periférica, pessoa trans não-binária, performer, produtora, sonoplasta, bailarina, fotografa, diretora, professora, pesquisadora em dança, vídeo e corporeidades digitalizadas. Seus estudos pessoais caminham pela performance na produção de arte com alternativas de baixo custo, especificamente com o aparelho de telefonia móvel celular, na ressignificação da tecnologia a favor da produção no fazer dança, performance, artes visuais no Recife.
Serviço
Oficina “Caminhos pela Performance” – Adovale
Período: de 6 a 10 de fevereiro de 2023 (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h, 20h/aula
Inscrições até o dia 5 de fevereiro (meio-dia), por meio do formulário: forms.gle/4MiT4oB3tNzepLFH8
Local: Sala de Dança Ana Regina, localizada no Centro de Artes e Comunicação da UFPE (Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária, Recife – PE)
Mais informações pelo perfil do Instagram: @adovaleart
