Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Olinda recebe a 32ª edição do Encontro do Maracatu de Baque Solto de Pernambuco

Com apoio do Governo de Pernambuco, o Encontro dos Maracatus faz parte do calendário carnavalesco dos municípios de Aliança e de Olinda

Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Um dos eventos mais importantes do calendário do Carnaval de Olinda, a 32ª edição do Encontro do Maracatu de Baque Solto de Pernambuco foi realizada, nesta segunda-feira(12), no espaço Ilumiara Zumbi, no bairro Cidade Tabajara. No espaço, se apresentaram mais de 100 grupos de maracatus de 22 municípios pernambucanos, contando com a presença de mais de 15 mil brincantes.

O evento também aconteceu no domingo (11), no Pátio da Cultura no Centro de Aliança, e será realizado na terça-feira (13), no Terreiro Leda Alves (sede da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE), também em Aliança.

Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Criado pelo Mestre Manoel Salustiano Soares (1945-2008), o Mestre Salu, em 1990, o encontro tem a ideia de reunir os brincantes e preservar essa manifestação da cultura popular pernambucana. O evento é realizado pelos próprios grupos, a partir das Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE), e conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Neste ano, o encontro homenageia folgazões que participaram de todas as edições anteriores do evento: Dona Nina, do Leão Teimoso de Lagoa de Itaenga; Dona Ernesta, do Leão Dourado de Lagoa do Carro; Dona Aurora, do Carneiro Manso de Glória do Goitá; Luís Caboclo, do Estrela de Ouro de Aliança; Zé Tico, do Leão Vencedor de Buenos Aires; e Seu Nestor, do Leão da Vitória de Vitória de Santo Antão.

Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

O encontro teve a participação de grupos das zonas da Mata Norte e Sul, do Agreste Setentrional e da Região Metropolitana do Recife, incluindo o mais antigo, o Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, de 1914, que completa 110 anos, e os três caçulas: Maracatu Tubarão Devorador de Aliança, Maracatu Canarinho de Ouro e o Maracatu Beija Flor da Mata Norte, fundados em 2023.

< voltar para Carnaval