Orquestra Contemporânea de Olinda em grande estilo no Santa Isabel
Big band olindense encerra a turnê "Pra ficar" na capital pernambucana. Terceiro CD do grupo chega em março.
Postado em: Música
por Leonardo Vila Nova
“O bom filho à casa torna!”, já diz a velha – mas sempre certeira – máxima. No caso da Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO), essa frase cai como uma luva. Numa parceria com a Petrobras, a big band olindense vem percorrendo todo o país, mas, vez por outra, vem matar as saudades da terrinha, como nesta semana. Na próxima sexta (9), o grupo abre o ano de 2015 em grande estilo, se apresentando no Teatro de Santa Isabel (Santo Antônio), no Recife, a partir das 20h30. Eles trazem o último show da turnê “Pra ficar” na capital pernambucana, pois já se preparam para o lançamento do terceiro CD, em março.
Esta será o debut da OCO no histórico e secular Teatro de Santa Isabel, um dos mais imponentes e cultuados do estado. “Estamos bem na vibe, super animados em tocar num teatro lindo como esse, e pela primeira vez. É legal encerrar um ciclo num lugar como o Santa Isabel. O empenho da gente está grande pra fazer um belo show”, conta um dos fundadores da OCO, o percussionista Gilú Amaral. O repertório trará músicas dos discos “Orquestra Contemporânea de Olinda” (2008) e “Pra ficar” (2012), além da música “Rua do Bonfim”, composição do maestro Ivan do Espírito Santo, que já faz parte dos shows da OCO e estará no próximo disco da banda. Para celebrar este momento, dois convidados especiais: a cantora Isadora Melo e o percussionista Lucas dos Prazeres também sobem ao palco.
O show desta sexta também faz parte do circuito nacional que tem feito a OCO excursionar pelo Brasil, com o aporte da Petrobras. Em 2014, eles já passaram por Fortaleza (CE), Belém (PA), Salvador (BA), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). “Esses shows têm sido bem bacanas porque, com isso, a Orquestra tem ampliado e renovado o seu público, que é o foco desse patrocínio da Petrobras. Estamos indo pra lugares que a gente nunca tinha ido, como Belém, por exemplo. Da segunda vez que fomos lá, já tinha a galera cantando nossas músicas. Estamos conquistando um público que não tínhamos antes”, comemora Gilú.
Mais outros 14 shows pelo Brasil estão previstos dentro desse circuito. Os três próximos – Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) – encerram a turnê “Pra ficar”. A partir de março, eles já entram na estrada com o terceiro CD, que também foi patrocinado pela Petrobras. O circuito se encerra no fim de 2015, com um show e gravação de DVD, no Recife. Este é o único, até então, previsto para a capital pernambucana. Mas, como bem nos lembra aquela máxima que abre esta matéria, a OCO deve voltar a tocar por aqui bem antes do fim do ano, prevê Gilú. “Com certeza, vão surgir convites pra gente se apresentar por aqui, com esse disco novo. É o que a gente espera”. Nós também.
SERVIÇO
Show da Orquestra Contemporânea de Olinda
Sexta (9), às 20h30
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n – Santo Antônio, Recife/PE
R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia entrada), com ingressos à venda no Eventick ou na bilheteria do teatro.
