Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Paço do Frevo celebra mês do patrimônio com programação virtual de debates

Até amanhã (25), encontros virtuais gratuitos reunirão representantes da Troça Mista Carnavalesca Cariri Olindense, do Coletivo Batekoo e do Museu Nacional da Colômbia para discutir as relações entre periferias e patrimônios no mundo. Inscrições são gratuitas

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, a Troça Mista Carnavalesca Cariri Olindense marca presença na programação do evento promovido pelo Paço do Frevo 

Para provocar reflexões sobre patrimônio, a partir do entendimento de que museus são potentes ferramentas de transformação social, o Paço do Frevo realiza, até amanhã (25), a segunda edição do programa Patrimônios Inquietos. Em formato virtual, a programação contará com a inédita participação do Museu Nacional da Colômbia, com sede em Bogotá. Participam ainda das conversas, que pretendem discutir as relações entre periferias e patrimônios, entre culturas que são invisibilizadas e as que são institucionalizadas, a Troça Mista Carnavalesca Cariri Olindense, Patrimônio Vivo do Estado, e o Coletivo Batekoo, que tem atuação nacional.

A programação teve início ontem. Nesta terça-feira (24), a conversa será pautada pelo tema “Periferias em Rede” e reunirá dois coletivos com ações de destaque para o desenvolvimento de jovens e das suas comunidades, tendo a arte e a mirada crítica sobre questões sociais como força motriz. Além da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, representada pelo carnavalesco, diretor e neto do fundador da troça, Hilton Santana, participa da conversa o Coletivo Batekoo, que representa o movimento negro e LGBTQIA+, a partir da promoção de ações de valorização à diversidade e ao empoderamento de minorias por meio da música e da dança. O Batekoo será representado pelo musicista, pesquisador e educador Leonardo Moraes Batista. A programação começa às 16h, na plataforma on-line Zoom, com mediação de Geisa Agrício, do Paço.

Na quarta-feira (25), os diálogos entre instituições e periferias terão foco nas ações educativas, com o tema “Saberes Periféricos”. Para fortalecer a rede de iniciativas e ativações com foco na educação e no desenvolvimento, expandindo as trocas entre museus, comunidades e coletivos, o Museu Nacional da Colômbia e o Paço do Frevo trocarão experiências, representados por seus setores de Educação. Participam da conversa o coordenador do Programa de Comunidades, Acessibilidade e Inclusão do Museu Nacional da Colômbia, Alejandro Suárez Caro, e o coordenador de Educação do Paço do Frevo, Carlos Lima. O encontro está marcado para as 16h, no horário brasileiro, e 14h no horário da Colômbia.

As inscrições devem ser feitas no link: forms.gle/uir4XqdW4ExY8vqK7.

Exposição – Em sua última semana em cartaz, a exposição “Manifestações Culturais do Brasil – A celebração viva do patrimônio imaterial”, apresenta, com recursos audiovisuais e interativos, os 48 bens culturais registrados como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN. Montada no segundo andar do Paço, a mostra divide os patrimônios em quatro categorias: Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão.

Técnicas de produção de cerâmicas, de instrumentos musicais, de artefatos indígenas, assim como a representação de ritmos e festividades, incluindo indumentárias de diversas manifestações culturais brasileiras (Complexo Cultural Bumba-meu-boi, Maracatus, Festival de Parintins etc.) compõem o acervo da exposição, que tem curadoria do Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Luciano Figueredo.

Serviço
Patrimônios Inquietos II
Quando: Até 25/08, a partir das 16h
On-line, pela plataforma Zoom
Inscrições gratuitas: forms.gle/uir4XqdW4ExY8vqK7

< voltar para home