Paço do Frevo recebe encontro de Mapeamento da Dança
Iniciativa da Funarte, em parceria com várias entidades, identificará os agentes da dança que atuam nas áreas de formação e produção artística em todo o território nacional
Postado em: Artes Cênicas
Com a finalidade de traçar um panorama da dança no Brasil, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) deu início neste mês de maio, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), à primeira etapa do projeto Mapeamento Nacional da Dança, pesquisa de diagnóstico que identificará, em todo o território nacional, os agentes da dança (indivíduos, grupos e instituições) que atuam nas áreas de formação e produção artística. A primeira etapa da inciativa vai coletar dados em oito capitais do país: Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para realizar a pesquisa, indivíduos, grupos e instituições que atuam no segmento nessas regiões deverão preencher um cadastro disponível no endereço eletrônico www.mapeamentonacionaldadanca.com.br. No Recife, com apoio da Secult-PE, Fundarpe, UPE, UFPE e da PCR, vai acontecer sábado (30), às 15h, uma mesa redonda de apresentação do Mapeamento da Dança para os bailarinos pernambucanos, na Sala do Centro de Documentação do Paço do Frevo. Na ocasião, a coordenadora nacional da pesquisa e professora da UFBA, Lúcia Mattos, mostrará os principais pontos e objetivos do projeto.
A proposta do Mapeamento surgiu, em 2010, durante reunião do Colegiado Setorial da Dança. Além de informações básicas, serão coletados dados qualitativos e quantitativos de quem atua no setor, visando elaborar um diagnóstico que abrangerá aspectos da dimensão social, econômica e artística da área da dança. Capitaneada pelo grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), da UFBA, a pesquisa conta, ainda, com a parceria das seguintes universidades: UNESPAR/Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE. Ao todo, estão envolvidos no projeto 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação dessas universidades.
Como resultados do Mapeamento da Dança, serão gerados: um banco de dados, aberto à consulta pública, com informações básicas dos agentes da dança que permitirem a divulgação desses dados; a publicação de um relatório digital com um diagnóstico sobre a formação e produção em dança nas capitais brasileiras, levando em consideração as múltiplas formas de organização, processos e configurações da dança no país; além da constituição de uma rede de pesquisadores em dança, visando novas colaborações.
“O banco de dados gerado pela pesquisa facilitará a comunicação com os agentes da dança, e o diagnóstico que será publicado, na internet, irá contribuir inestimavelmente para a área de dança no Brasil. É fundamental, portanto, que todos se empenhem ao máximo na divulgação e adesão dessa iniciativa, sejam jovens profissionais, bailarinos consagrados ou gestores públicos dessa linguagem artística. O mapeamento representa um momento importante para todos nós (profissionais da dança), pois, a partir dele, poderemos tornar visível nossas demandas”, disse Duda Freyre, assessora de Dança da Secult-PE.
Saiba como se cadastrar aqui.
Serviço
Encontro de apresentação do Mapeamento da Dança, com as participações de Roberta Ramos (UFPE), Lúcia Matos (UFBA – Coordenadora Nacional do Mapeamento), Fátima Guimarães (Endança), Duda (BGirl) e Alê Carvalho (Aquarius Tribal Fusion Cia. de Dança)
Quando: sábado (30), às 15h
Onde: Paço do Frevo - R. da Guia, s.n. – Recife/PE – próximo à Praça do Arsenal
Acesso gratuito
