Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Panela do Jazz anuncia atrações da sua programação do mês de agosto

A programação inicial da versão estendida do festival Panela do Jazz 2022 já está definida e conta com apresentações gratuitas dentro do circuito comemorativo do dia dos pais do Plaza Shopping, em Casa Forte, no Recife. Serão três fins de semana em agosto (13 e 14, 20 e 21, 27 e 28), no Jardim L2 (na área externa da entrada do centro de compras). O line-up conta com nomes de destaque e também talentos ainda pouco conhecidos tanto da música instrumental pernambucana quanto de outros locais, como Paraíba, Rio de Janeiro e até Uruguai. Para receber o público, a partir das 16h, os intervalos e o encerramento da grade, o DJ Soma montou uma seleção especial do clássico ao moderno nacional e internacional. O evento conta com incentivo do Funcultura.

O evento principal, que mescla música, gastronomia, artes cênicas e plásticas, ações educativas e fomento à economia local, será realizado no dia 10 de setembro, no Poço da Panela, no Recife, onde nasceu. Em dezembro, chega a Triunfo, no Sertão pernambucano, com shows nos dias 16, 17 e 18. O retorno à edição presencial ocorre após uma interrupção de dois anos por conta da pandemia.

A interação entre as múltiplas linguagens artísticas, característica do festival desde a criação, será contemplada com apresentações de companhias de artes cênicas no início da programação. Todas têm classificação indicativa livre e são recomendadas para qualquer idade. “O Panela do Jazz sempre teve esse caráter de atrair desde crianças até idosos, originalmente no Poço da Panela e, agora, em mais localidades. O jazz é nosso ponto de partida, mas nós acreditamos na comunhão dos segmentos culturais, na economia criativa e na valorização das iniciativas locais”, pontua o idealizador e diretor-geral, Antonio Pinheiro.

A primeira apresentação, em 13 de agosto (sábado), a partir das 16h, fica por conta das Palhaças Vareta e Gardênia, com dança, malabarismo, acrobacia e palhaçada, seguidas pela estreia da nova formação do Jazznambucano (de duo para quinteto) e Silva Barros & Grupo. Amaro Freitas Trio encerra a noite com o show Sankofa, título homônimo ao elogiado álbum lançado no ano passado e incluído em várias listas de “melhores do ano”. O repertório é intercalado por histórias contadas pelo pianista.

No domingo, o paraibano Palhaço Salsicha fica responsável por receber o público com o espetáculo “TrupeÇando – a trupe de um homem Sol”, às 16h, seguido por um set do DJ Soma. O paraibano Felipe Costta Trio, composto pelo sanfoneiro junto com o baterista Thiago Duarte e o baixista acústico Jorge Soares, faz um passeio pelos ritmos, pelas harmonias e melodias brasileiras. A pianista e compositora carioca Claudia Castelo Branco finaliza a noite com um apanhado dos 20 anos de carreira.

O segundo fim de semana começa com o espetáculo de música e teatro de bonecos “Cantigas de mamulengo”, da Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens, sobre a preservação do meio ambiente, a partir das 16h. A parte musical ficará a cargo do Makamo, grupo cuja sonoridade circula pelo choro, frevo, baião e pelas composições autorais e é formado exclusivamente por mulheres: Moema Macêdo no bandolim, Maíra Macêdo no cavaquinho, Karol Maciel no Acordeon e Gabi Carvalho no violão. O percussionista Gilú Amaral compartilha o show solo Percursos, já apresentado em três continentes e marcado pelo ecletismo e pela improvisação.

A Joinhas Band, trio atualmente formado por Fino (baixo), Charles Silva (bateria) e Diego Drão (teclados), recebe a percussionista e ilustradora musical Aishá Lourenço no domingo, às 18h. O setlist explora o punk, jazz, hardcore e groove feitos na hora, com muito improviso. Rock’n'roll, blues e baladas autorais dão o tom do show de Beto Kaiser, carioca radicado no Recife que divide o palco com Uka Gameiro (baterista), Sammy Barros (guitarrista) e o irmão Sérgio Eduardo (baixista).

A temática ambiental volta ao enredo com a montagem do Teatro de Bonecos Quero Mais, sobre o cuidado com as águas pluviais, no sábado, às 16h. Uruguaio residente no Rio de Janeiro, o contrabaixista Facundo Estefanell mistura o clássico com jazz, candomblé e tango para atingir uma musicalidade repleta de frescor, suingue e energia contemporânea. Afrofuturismo e uma pegada mais pop do jazz aparecem na trajetória do carioca Jonathan Ferr e no álbum “Cura”, inspirado pelos impactos da pandemia. Cria de Madureira, ele se apropria de elementos de hip hop, R&B e outros ritmos para criar um jazz mais urbano e popular.

A noite de despedida será embalada pela música local. Começa com o Trio Sotaque, às 18h, grupo formado por Luciano Magno (guitarras, voz e violão), Fábio Valois (piano) e Raimundo Baterista (pandeiro e voz). Desde 2003, dá ênfase a ritmos tradicionais brasileiros como frevo, choro e baião, amalgamados pelo ambiente jazzístico da improvisação e rearmonização. Um dos principais exportadores do frevo para o mundo, Spok encerra a programação do Panela do Jazz no Shopping Plaza com o Spok Quinteto, em parceria com Adelson Silva (bateria), Renato Bandeira (guitarra), Beto Hortís (sanfona) Hélio Silva (baixo). No repertório, composições próprias e clássicos dos mestres da música pernambucana.

A quarta edição do Panela do Jazz prestará homenagem ao maestro Moacir Santos (1926-2006), ícone na música instrumental pernambucana. O tributo se estende à versão física depois de marcar as apresentações do festival no ano passado, promovido exclusivamente na internet por conta da pandemia. Em 2022, além das atrações selecionadas pelo fundador e produtor cultural do Panela, Antônio Pinheiro, o evento contará com artistas brasileiros selecionados por meio de edital, um estímulo à produção cultural por meio das leis de incentivo.

A ampliação deste ano conta com patrocínio das Lojas Renner e Chesf, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do governo estadual, e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife.

PROGRAMAÇÃO

13 de agosto (sábado)

16h – Donzelas do Circo: Palhaças Gardênia e Vareta (PE)
17h – Jazznambucano (PE)
18h – Silva Barros (PE)
19h – Amaro Freitas Trio (PE)

14 de agosto (domingo)

16h – Palhaço Salsicha, com Allan Barros (PB)
18h – Felipe Costa Trio (PB)
19h – Claudia Castelo Branco (RJ)

20 de agosto (sábado)

16h – Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens (PE)
18h – Makamo Quinteto (PE)
19h – Gilú Amaral (PE)

21 de agosto (domingo)

18h – Joinhas Band Convida Aishá Lourenço (PE)
19h – Beto Kaiser (PE)

27 de agosto (sábado)

16h – Teatro de Bonecos Quero Mais (PE)
18h – Facundo Estefanell (UR)
19h – Jonathan Ferr (RJ)

28 de agosto (domingo)

18h – Trio Sotaque Convida Lígia Fernandes (PE)
19h – Spok Quinteto (PE)

< voltar para Serviço Cultural