PE Criativo participa do 2º Encontro da Rede Incubadoras Brasil Criativo
Com foco na sustentabilidade, o evento acontece a partir desta terça-feira (14), em Brasília
Postado em: Economia Criativa
Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Represantes do PE Criativo e do Porto Digital marcarão presença no Encontro
O Espaço Pernambuco Criativo, fruto do convênio firmado entre a Secretaria da Economia Criativa do MinC, a Fundarpe/Secult-PE e a UFPE, vai participar, a partir desta terça-feira (14), do 2º Encontro da Rede Incubadoras Brasil Criativo, que acontece em Brasília até a próxima sexta-feira (17). Com uma série de palestras, apresentação de casos de sucesso, rodadas de negociação e debates sobre empreendedorismo e inovação, o evento será sediado em uma das incubadoras da rede, a BsB Criativa.
Fortalecer a Economia da Cultura a partir das vocações de cada território por meio da promoção e do fomento ao empreendedorismo e à inovação é o principal objetivo do Programa Incubadoras Brasil Criativo, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministerio da Cultura.
O programa conta com investimento de R$ 21 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e inclusão social. O suporte às incubadoras funciona basicamente por meio de convênios do MinC com as secretarias estaduais de Cultura, às quais a maioria das incubadoras está ligada. A iniciativa permite que empreendimentos culturais e criativos, com foco nas micro e pequenas iniciativas, recebam consultorias, assessorias e capacitações em temas como modelos de negócios, gestão, comunicação e marketing, direito autoral e elaboração de projetos.
A Rede está presente em 14 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O Programa já realizou, por meio das Incubadoras, mais de 30.000 atendimentos a agentes criativos. “As incubadoras são espaços de convívio e interação, que conjugam a oferta de serviços de apoio técnico ao empreendedor cultural, com a redução dos custos de colaboração entre os diversos agentes do ecossistema criativo de cada território” afirma a Diretora de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da SPC, Georgia Nicolau .
A programação trará debates sobre estratégias de sustentabilidade e economia da cultura. Destaque para o encontro dos representantes de incubadoras com diversas instituições de fomento ao empreendedorismo e inovação, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sebrae, Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
No dia da abertura, das 9h30 às 12h, haverá um painel do qual participam Marcos Oliveira, coordenador do Porto Digital, de Recife; Leandro Valiati, coordenador do Observatório da Economia Criativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Marcos Ferreira, sócio da Mob Conente, empresa multimídia apoiada pela Incubadora Rio Criativo, que propõe novas soluções de conteúdo em termos de produção e distribuição de audiovisual.
Audiovisual, artesanato, moda, software e games, música, literatura, teatro e dança são alguns dos segmentos que fazem parte da chamada economia da cultura. Este é um grupo de atividades que cada vez mais exerce um peso no mercado, com geração de renda e emprego para milhões de pessoas. Segundo a edição 2014 do Mapeamento da Indústria Criativa, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), há cerca de 251 mil empresas no ramo, que geram uma receita em torno de R$ 126 bilhões por ano, o equivalente a 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.