Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Pequeno Encontro de Fotografia terá edição virtual em 2020

De maneira virtual, a programação do evento acontecerá entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro, com o tema "A Insustentável Leveza da Fotografia"

Divulgação

Divulgação

Os encontros, que aconteciam anteriormente em equipamentos culturais e espaços públicos de Olinda, migram agora para as plataformas virtuais

Após cinco edições ocupando ruas, praças e diversos espaços culturais no Sítio Histórico de Olinda, o Pequeno Encontro de Fotografia terá uma edição virtual em 2020, realizada de 31 de agosto a 4 de setembro, com o tema A Insustentável Leveza da Fotografia. A mudança ocorre para que palestras, oficinas, leituras de portfólio, exposições, projeções e o Espaço do Livro possam continuar reunindo fotógrafos, pesquisadores, curadores e outros interessados na fotografia, mesmo com as medidas de isolamento social necessárias para o enfrentamento da Covid-19. As atividades ganharão páginas específicas no site do evento.

A pandemia também está relacionada a outra mudança na realização do festival este ano. Com as alternativas de financiamento direto suspensas, os idealizadores do evento, Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá, lançaram uma campanha de financiamento coletivo. A primeira meta já foi alcançada, cobrindo os custos básicos, mas a campanha Pequeno em Casa 2020 continua aberta, para que seja possível ampliar ações sociais, remunerar a equipe com valores simbólicos e melhorar o cachê dos convidados.

Ao falar sobre o processo de escolha do tema que norteia esta edição do festival, os idealizadores do Pequeno Encontro de Fotografia avaliam: “O mundo já estava ruindo, com dificuldade de se sustentar em pé, quando seus habitantes foram tomados por um estado de suspensão. A pandemia do coronavírus aumentou os contrastes, impôs à nossa visão contornos mais nítidos de desigualdades que já sofríamos e nos convidou à reflexão”.

PALESTRAS
Entre elas estão as palestras, que compõem a programação noturna do evento. A primeira delas é realizada na terça-feira (1/9), com o fotógrafo Pio Figueiroa (PE). Na quarta-feira (2/9), é a vez do fotógrafo Joelington Rios (MA). A terceira palestra é a da fotógrafa Cristina De Middel (Espanha), na quinta-feira (3/9).

PROJEÇÕES E EXPOSIÇÕES
Antes de todas as palestras, e da live de encerramento marcada para a sexta-feira (4/9), serão exibidos trabalhos selecionados por meio da Convocatória para Projeções. As pessoas ou grupos podem escrever imagens fotográficas, ensaios completos, obras em processo, performances e vídeos. A temática é livre, mas os realizadores gostariam que houvesse um diálogo com o tema desta edição.

Até 20 trabalhos serão selecionados neste ano para as exibições. Já pela Convocatória para Exposições serão escolhidos até 12 trabalhos para serem mostrados virtualmente, até o dia 30 de setembro, na página do evento.

As duas convocatórias estão com inscrições abertas até o dia 17 de agosto. Os dois formulários estão disponíveis no site do evento, junto com os detalhes técnicos para envio do material. Cada participante, individual ou coletivo, pode submeter apenas uma proposta para cada categoria.

OFICINAS E LEITURAS DE PORTFÓLIO
O fotógrafo e professor Mariano Klautau (PA) e a curadora Rosely Nakagawa (SP) fazem as leituras de portfólio nesta edição do Pequeno. A fotógrafa Ana Lira (PE) traz para o festival uma edição Programa Em Tempo, iniciativa que ela promove com o intuito de oferecer orientação a pessoas que estão desenvolvendo projetos artísticos.

Já as oficinas deste ano serão ministradas pela artista visual Letícia Lampert (RS) e o fotógrafo Miguel Chikaoka (SP). Os temas são, respectivamente, Fotografia nas Artes Visuais: Práticas Contemporâneas e Minilab Fototaxia: em busca do elo perdido.

Estas atividades tiveram acesso completamente gratuito nas edições anteriores do festival, que foram incentivadas. Em 2020, os realizadores do Pequeno transformaram as vagas das oficinas e leituras de portfólio em recompensas da campanha de financiamento coletivo, sendo uma parte reservada para bolsas em parceria com entidades e projetos socioculturais. Quem contribuir vai garantir bolsas para estudantes selecionados junto a projetos socioculturais. Confira a programação completa: pequenoencontrodafotografia.com.

< voltar para Fotografia