Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Performance “À Beira” estreia neste fim de semana, em Olinda

Resultado de uma pesquisa que lida com o resgate e registro da memória ribeirinha local, com foco nas águas de Olinda e Região Metropolitana, a performance “À Beira” estreia nos próximos dias 18 e 19 de junho (sábado e domingo), em Casa Caiada, às margens do rio Fragoso. Foram mapeados dois pontos de encontro distintos, para que em grupo seja feita uma caminhada de contextualização até a localidade exata da performance; são eles: Shell Select (Av. Carlos de Lima Cavalcante, 2221) e Bar do Zito (encontro entre as ruas Caetano Ribeiro, Sutão e Riachuelo). É indicada a chegada a partir das 15h, com saída prevista para as 16h.

O processo criativo parte da vivência situada e coletiva de Gabi Holanda, artista e moradora do entorno do Fragoso, junto às experiências, histórias e memórias de José Cirilo com o rio Beberibe, e à perspectiva de Marcela Aragão acerca do rio Paratibe. Desdobramento da pesquisa Catando memórias de um ex-rio, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do edital Microprojeto Cultural do Funcultura, a experiência é gratuita — a equipe sugere a confirmação de participação pelo Sympla (clique aqui), para facilitar qualquer necessidade de comunicação com o público.

Aproximar e refletir
“Em meio à pesquisa Catando memórias de um ex-rio, mapeamos as memórias dos rios de Olinda, entrevistamos diferentes agentes sociais, lideranças e anciãos das comunidades ribeirinhas, dialogamos com pesquisadores sobre os afetos e conflitos da relação rio-comunidade, em espaço urbano, e cultivamos vários laboratórios de dança às margens do rio Fragoso”, comenta Gabi, cuja trajetória artística dialoga com os limites entre corpo, água e ambiente. Os artistas-criadores se orientaram a partir de práticas de ecoperformance e composição situada no lugar. É também um mapeamento das memórias dos rios e afluentes de Olinda e processo de construção das memórias apagadas desses territórios.

A expectativa é de aproximar a comunidade de processos artísticos e despertar/aprofundar reflexões sobre a problemática do rio Fragoso e seus atravessamentos. Enquanto performance itinerante, a intenção é de poder se apresentar em outras localidades, outros espaços urbanos periféricos em que essa realidade transborde as relações rio-comunidade-poder público.

Serviço
Performance “À BEIRA”
Quando: 18 e 19 de junho de 2022 (sábado e domingo), concentração às 15h e saída às 16h
Onde: Margens do Rio Fragoso, em Olinda
Escolha o seu ponto de partida:
. Shell Select: Av. Carlos de Lima Cavalcante, 2221 – Casa Caiada
. Bar do Zito: encontro da R. Caetano Ribeiro, R. Sutão e R. Riachuelo – Casa Caiada
Gratuito – Confirme presença no Sympla
Saiba mais nos perfis do Instagram: @gabiwholanda e @memoriasdeumexrio

< voltar para Funcultura