Pernambuco celebra os Maracatus
Dia 1º de agosto é o dia estadual do Maracatu e marca o início das celebrações desta tradição cultural no Estado
Postado em: Cultura popular e artesanato
O dia estadual do Maracatu é celebrado em Pernambuco desde 1997, ano em que a data passou a ser incluída pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da Lei Nº 11.506, no calendário oficial de datas comemorativas do estado de Pernambuco, exaltando ainda mais as tradições históricas e culturais desta manifestação cultural afro-brasileira.
A data é escolhida em homenagem ao dia de nascimento do mestre Luiz de França, que comandou por quase 40 anos as atividades do centenário Maracatu Leão Coroado, nação de maracatu existente desde 1863, um dos Patrimônios Vivos do Estado, desde 2005. Além das tradições do Maracatu Nação, também conhecido como maracatu de Baque Virado, nesta data igualmente se celebram os Maracatus de Baque Solto (Maracatu Rural), mais numerosos na região da Mata Norte de Pernambuco.
Olinda
Para marcar e celebrar a data especial do dia Estadual do Maracatu acontecerá, em Olinda, nesta terça-feira (1ª), organizado pela Associação dos Maracatus (AMO), um grande cortejo de maracatus de baque virado que reunirá mais de 200 batuqueiros de dez nações do Estado: Nação Camaleão, Nação Leão Coroado (Patrimônio Vivo), Nação Luanda, Nação Tigre, Nação Maracambuco, Nação Estrela de Olinda, Maracatu Várzea do Capibaribe, e o Nação Pernambuco. A concentração será às 18h, no Largo do Amparo e, a partir das 19h, os batuqueiros sairão em cortejo rumo aos Quatro Cantos, onde farão apresentações com suas nações, cantando suas tradicionais loas.
Recife
Já no Recife a noite de celebração será no Pátio de São Pedro, onde acontecerá a Terça Negra Especial com a “Festa da Salvaguarda dos Maracatus Nação”. Organizado pela Associação dos Maracatus de Pernambuco (Amampe) o evento reunirá vinte e seis grupos de diferentes regiões do Estado, que se reunirão para celebrar e homenagear o Rei Roberto, que vestiu a coroa do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão por vinte anos, falecido no dia em 18 de julho.
Se apresentarão a partir das 19h os maracatus: Estrela Brilhante de Igarassu (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Cambinda Brasileiro, Leão da Campina, Estrela Brilhante do Recife, Gato Preto, Cambinda Estrela, Encanto da Alegria, Porto Rico, Estrela Dalva, Encanto do Pina, Oxum Mirim, Tupinambá, Raízes de Pai Adão, Raízes de África, Almirante do Forte, Sol Nascente, Linda Flor, Estrela de Olinda, Nação Elefante, Nação de Luanda, Sol Brilhante, Nação Tigre, Xangô Alafin, Aurora Africana, Filhos de Ogum, Encanto do Dendê.
Até o final do mês outros eventos contarão com a presença de Maracatus de Baque Solto e Baque Virado como a Noite do Ijexá – Homenagem aos Ogãs (dia 04/08), a 9ª Noite Nagô’ (dia 18/08) e o II Encontro de Culturas Populares de Nazaré da Mata (dia 26/08).
Todos os eventos contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe.
Inventário Nacional de Referências Culturais
Entre 2012 e 2014, a Fundarpe promoveu o Inventário Nacional de Referências Culturais destes dois tipos de maracatu, cujos resultados fundamentaram o Registro, em 2014, do Maracatu Nação e o Registro do Maracatu de Baque Solto como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, ambos sendo registrados no Livro de Registro das Formas de Expressão. Com base na pesquisa, tornou-se possível a identificação de grupos, de pessoas, locais e eventos importantes para a preservação das tradições religiosas, culturais e sociais que envolve os maracatus, levando-se em conta as suas características comuns e, principalmente, as suas diferenças entre cada nação.
Os resultados dos dois inventários podem ser vistos e acessados aqui:
Maracatu Nação
Link do dossiê
Vídeo do Registro
Maracatu de Baque Solto
Link do dossiê
Vídeo do Registro
Plano de Salvaguarda
A elaboração do Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação (aqui) contou com a parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e é fruto da organização e dedicação dos detentores desse bem cultural para a perpetuação de sua manifestação e da sua busca ativa pelas políticas públicas da área da cultura e patrimônio cultural. O resultado é um documento representativo, que reúne um diagnóstico abrangente da situação do bem cultural e dos seus grupos, mas que é dinâmico, mutável, e dessa forma pretende responder às mudanças sociais que o Maracatu Nação enfrenta.
O plano de salvaguarda pode ser acessado diretamente neste link:
Candidatura do Maracatu à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco
Em 2021 o Governo de Pernambuco apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a proposta de candidatura do Maracatu Nação à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A candidatura encontra-se em fase de análise pelo Instituto e a documentação necessária para fundamentar o requerimento junto à Unesco está em fase de preparação pela Coordenadoria de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, com a colaboração da Socióloga Jacira França, dos técnicos do Iphan em PE e da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amampe) e da Associação dos Maracatus Nação de Olinda (AMO). Após a aprovação da candidatura em âmbito nacional será elaborado o vídeo de candidatura que complementará a documentação que deverá ser concluída até o final deste ano para dar continuidade à candidatura junto à Unesco.
Dia Nacional do Maracatu
Tramita, no Senado, o projeto de lei PL 397/2019, que tem por objetivo instituir o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A data, assim como em Pernambuco, visa fortalecer e evidenciar os elementos da cultura do maracatu que, atualmente, se manifestam principalmente com nos grupos percussivos inspirados na sonoridade e simbologias dos maracatus, em quase todos os estados brasileiros e em diversos países, como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros. No momento, o projeto de lei aguarda a indicação do relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Serviço:
Dia do Maracatu
Data do evento: 01/08/2023
Horári: 19h
Local: Largo do Amparo – Olinda
Terça Negra Especial: A Festa da Salvaguarda
Data do evento: 01/08/2023
Horário: 18h
Local: Pátio de São Pedro – Recife
EXTRA
Maracatus Patrimônio Vivo
Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira