Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Pernambuco marca presença no 3º Mercado da Indústria Criativa do Brasil

MICBR conta com a participação de 15 setores criativos em sua programação

14 empreendedores pernambucanos estarão presentes no megaevento de negócios de cultura, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontece de 8 a 12 de novembro, em Belém do Pará. A ação é promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e reunirá centenas de empreendedores culturais de todo Brasil que foram selecionados por meio de edital federal, além de empresas e convidados internacionais. O objetivo é fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros.

O mercado conta com a participação de 15 setores criativos em sua programação: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Durante o evento, são realizadas rodadas de negócios, formação de redes de contatos, apresentações artísticas curtas com fins comerciais, dentre outras. Também acontecem atividades formativas, como palestras magnas (keynotes), painéis, oficinas e mentorias. O evento conta ainda com uma programação artística ressaltando a diversidade da produção cultural brasileira.

“A seleção de empreendedores culturais pernambucanos para o MICBR é uma demonstração de nossa potência criativa. Enquanto Secretaria Estadual de Cultura procuramos prepará-los e apoiá-los para que essa experiência seja mais proveitosa e eles voltem com muitos negócios fechados e novos conhecimentos”, comentou Cacau de Paula, Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Secult-PE e Adepe se unem em ações de apoio institucional aos empreendedores

Em parceria com a Secretaria de Estadual de Cultura (Secult-PE), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) realizou um Workshop de preparação para potencializar as oportunidades de negócios dos empreendedores pernambucanos no MICBR 2023. O treinamento aconteceu no último 31, no Centro de Artesanato de Pernambuco.

O encontro foi comandado por André Lira, gerente de Programas e Projetos da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, que compartilhou experiências para melhor aproveitamento das rodadas de negócio e pitchings do evento que é considerado uma plataforma de transações comerciais e a formalização de parcerias.

Além do workshop, ainda foi produzido um catálago digital para divulgação unificada dos empreendedores culturais pernambucanos com tradução para o espanhol, resultado de uma parceria com o Instituto Cervantes, e para o inglês.

As equipes da Secult e Adepe também estarão presentes no MICBR, incluindo a Secretária Estadual de Cultura, Cacau de Paula, o Secretário Executivo de Cultura, Leonardo Salazar, a Diretora Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, Camila Bandeira e André Lira. O objetivo é reforçar a presença e a promoção da cultura do Estado, e sua importância para o desenvolvimento econômico e social, em uma política pública do Ministério da Cultura.

EMPREENDEDORES/AS E PROJETOS DE PERNAMBUCO

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDOR
Tadeu Gondim é produtor e gestor cultural, tendo iniciado seus trabalhos no ano 2000. Atua mais fortemente nos segmentos de artes cênicas e música. É responsável pela gestão e produção do Coletivo Angu de Teatro e dos cantores/compositores pernambucanos Almério e Martins, que são os empreendimentos apresentados no MICBR.

PROJETO
Almério é cantor e compositor pernambucano, com trabalho reconhecido nacionalmente e tem em seu curriculum o Prêmio da Música Brasileira na categoria cantor revelação – além de indicação ao Grammy Latino em 2020 – e já se apresentou em Festivais como Rock In Rio, RECBEAT, TOCA!, Sai da Rede, entre outros. Martins é cantor e compositor pernambucano, considerado um dos mais promissores nomes da nova cena. Tem dois álbuns solo lançados e já integrou as bandas SaGarana e Marsa. Tem obras suas gravadas por nomes como Ney Matogrosso, Simone, Daniela Mercury, Margareth Meneses, entre outres.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDOA
Gabriella Barros, mulher preta e periférica, atual Coordenadora do Programa de Equidade de gênero do Porto Digital – MINAs; roadie, produtora cultural, integrante do coletivo Os preto é chave e MC Street Battle, empreendedora na Eita Kombucha, Bacharel em Direito e pós graduanda em Inteligência, Inovação e Tecnologia pelo Cesar School.

PROJETO
O Armazém da Criatividade em Caruaru-PE faz parte do ecossistema do Porto Digital, custeado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Informação com o objetivo de promover a inovação, o empreendedorismo e a criatividade, atraindo startups, empresas de tecnologia e investidores. Com o papel de fomentar novos negócios, apoiar e incentivar a economia criativa, oferece espaços de trabalho compartilhados, laboratórios de prototipagem, salas de reuniões e oportunidades para eventos, além de apoio técnico e mentoria. Os programas locais incluem cursos, workshops e palestras, a fim de fortalecer a comunidade local e atrair talentos e investimentos.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDORA
Guida é mulher preta, mãe, natural de Limoeiro-PE, produtora cultural e Jornalista, pela UFPE. Cooperou em projetos de comunicação social, junto a entidades da sociedade civil organizada e da gestão pública. Em 2015 fundou a Casa Astral, onde se dedica à pesquisa, à gestão cultural e a práticas ligadas à cultura popular, infância, direitos humanos, música, artesanato, economia criativa, audiovisual e ações de combate às desigualdades.

PROJETO
A Casa Astral é um espaço cultural, localizado na cidade do Recife, de atuação coletiva e colaborativa, que tem como propósito, promover e acolher ações voltadas para todas as idades e pessoas, que buscam experiências conectadas à simplicidade, à arte, à cultura, às vivências holísticas, à sustentabilidade, ao protagonismo feminino, à criatividade e à ancestralidade, contribuindo para relações mais orgânicas entre os seres e a natureza.

 

Tobias Farias/Divulgação

Tobias Farias/Divulgação

EMPREENDEDORA
Trícia Paula, nascida e criada na periferia do Recife, é estudante de História na UFPE. Trabalha com moda urbana, comunicação e empreendedorismo pretos desde 2019. Tem forte ligação com a fabricação de adornos e os entende como manifestações culturais afro diaspóricas e seus usos como identidade, meio de vida e ferramenta política.

PROJETO
A Dynamite é uma marca recifense autoral de joias que expressam a cultura Hip Hop. Há quatro anos estuda e pesquisa acessórios como uma forte forma de identidade dentro do Hip Hop, trazendo, ainda, a visão da periferia do Recife, onde os jovens têm uma enorme afinidade com esse estilo. A marca busca resgatar o uso ancestral de adornos pela população negra como ferramenta, meio de vida, identidade e comércio. Já participaram de diversos eventos como a FenaHall, o Wehoo e No Ar Coquetel Molotov com exposições e vestindo artistas como Bella Maria, Rayssa Dias e N.I.N.A. Atualmente, ocupa espaço do @kilomburbano e loja física compartilhada com outras marcas pretas da @futuroblack.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDOR
Matheus José da Silva é empresário, professor, produtor editorial e escritor. Formado em Produção Editorial pela Universidade Estadual de São Paulo e Licenciando em Letras pela Unicesumar. É fundador da Editora Vecchio, autor dos livros “Entre uma dose e outra de amor (2019)”, “Amores que ficam (2021)” e “É preciso reinventar o amor (2023)”. É produtor cultural, idealizador do projeto “Poesia de Botequim”, um sarau lítero-musical que percorre o Brasil e que foi reconhecido pela UNESCO como projeto incentivador da leitura.

PROJETO
Editora Vecchio é uma empresa nascida no Vale do São Francisco, entre as cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Focada na produção literária independente, atua em 20 estados do Brasil, com mais de 100 obras em 06 anos de mercado.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDORA
Fátima Pontes é mestra em educação popular, professora de teatro, atriz, produtora, diretora, dramaturga, gestora de projetos voltados para infância e juventude e há 25 anos coordena a Escola Pernambucana de Circo. Foi titular da área de circo do Conselho de Políticas Culturais de Pernambuco e é membro do Conselho de Cultura do Recife.

PROJETO
Há 27 anos, equilibra-se com maestria, na periferia do Recife: a Escola Pernambucana de Circo. A instituição atende mais de 300 crianças, adolescentes e jovens, gratuitamente, com a premissa da Pedagogia do Circo Social, que visa a promoção da cidadania e transformação social por meio da arte circense e pelo seu explícito conteúdo social, político e cultural. A Trupe Circus é o grupo artístico da Escola e realiza espetáculos que vão além do entretenimento, sendo verdadeiras manifestações políticas e sociais sobre a realidade que vivem e sobre o que precisam gritar, seja através do riso, da alegria, da indignação ou do sonho de der outros, outras.

 

Keila Castro/Divulgação

Keila Castro/Divulgação

EMPREENDEDORA
Jamille Barbosa é mestra em Economia pela UFRS, diretora executiva da Fundação Gilberto Freyre e consultora em gestão cultural da Academia Pernambucana de Letras e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Empreende na @arkhecultural com preservação, fruição, coordenação, captação de recursos e formação profissional.

PROJETO
A Fundação Gilberto Freyre tem a missão de preservar e disponibilizar o patrimônio pessoal e intelectual reunido pelo escritor pernambucano e de estimular a continuidade dos seus estudos e ideias, voltados para a compreensão e interpretação da realidade cultural e social brasileira. Além das ações de preservação e fruição do seu patrimônio, promove e apoia iniciativas (locais, nacionais e internacionais),que contribuam com o entendimento e fortalecimento da identidade cultural brasileira, nas suas várias manifestações, e com o intercâmbio cultural entre as regiões do país e com outros países.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDORA
Maria Paula Costa Rêgo é coreógrafa, intérprete e produtora. Formada em Teatro pela UFPE, tem especialização em Coreografia pela UFBA e licenciatura em Dança na Sorbonne, Paris. Foi coreógrafa e intérprete de aulas espetáculos de Ariano Suassuna e, com o Grupo Grial, criou 13 peças coreográficas pelas quais recebeu indicações e prêmios.

PROJETO
O Grupo Grial trabalha com a tradição popular de maneira ímpar, contemporânea e autoral desde 1997, quando foi criado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e pela bailarina e coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo. Constrói o seu Terreiro Contemporâneo com dramaturgias coreográficas construídas a partir de universos distintos e complementares: mestres da tradição popular e intérpretes eruditos. Nestes 28 anos, temos 15 peças coreográficas. Todas elas criadas a partir de patrocínio direto, por edital, por fundos de cultura e investimentos próprios. Temos participação nos mais importantes festivais do brasil, indicações de Melhor Espetáculo, além do APCA 2013 de Intérprete Criadora.

 

Rivah Silva/Divulgação

Rivah Silva/Divulgação

EMPREENDEDORA
Eliz Galvão é produtora, atriz, consultora e gestora da Liga Criativa. Formada em Publicidade, tem pós em Economia Criativa, Cultura e Inovação e coordena o Ponto de Cultura Vivendo e Aprendendo (Camaragibe-PE). Desde 2009, atua com empreendedorismo cultural, tendo aprovado mais de 50 projetos em editais e formado mais de 70 turmas.

PROJETO
Desde 2013, a pernambucana Liga Criativa oferece uma variedade de formações, incluindo cursos, oficinas, instrutorias, workshops, palestras e consultorias sobre as áreas de produção cultural, elaboração e gestão de projetos, captação de recursos e empreendedorismo cultural. Acreditando firmemente na força da economia criativa, busca contribuir para que a cultura seja vista como um negócio viável para todas as partes envolvidas – empreendedor cultural, financiador e sociedade. Sua metodologia de ensino, baseada nos princípios da educação libertadora de Paulo Freire, tem o objetivo de formar artistas independentes com aptidão para viabilizar os seus próprios sonhos culturais.

 

Marcos Simões Haas/Divulgação

Marcos Simões Haas/Divulgação

EMPREENDEDOR
Rychard Cintra é graduado em filosofia pela UNICAP e recebeu o título de mestre em filosofia pela UFPE, em 2020. Rei do Maracatu Nação de Luanda, é pesquisador, arte-educador e produtor cultural, com projetos sobre identidade, desejo e cultura. É articulador da cultura afroindígena há sete anos, está à frente do Coletivo Ubirajara.

PROJETO
O Maracatu Nação de Luanda foi fundado pelo Mestre Roberto Nogueira Barros, da célebre Nação Elefante, em 1997. Hoje, presidido pelo babalorixá Valmir de Oxum, o maracatu tem atuado em defesa da cultura afroindígena pernambucana, produzindo um espaço de transmissão de saberes seculares ligados a essas tradições, como as que são difundidas pelo Candomblé e pela Jurema Sagrada. Participa tradicionalmente da Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda e Recife e realiza cortejos durante o período carnavalesco. A Nação também se apresenta em teatros e auditórios com o projeto ‘Estrelas de Dandara’.

 

Ed Machado/Divulgação

Ed Machado/Divulgação

EMPREENDEDORA
Jaqueline Fraga é escritora, produtora cultural, jornalista e administradora. Autora de quatro livros, incluindo “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, obra de repercussão e reconhecimento internacional. É fundadora do Hub Negra Sou, que une literatura e comunicação, e do qual faz parte o selo editorial Negra Sou.

PROJETO
A Negra Sou nasceu em 2015 com o trabalho sobre mulheres negras em profissões valorizadas social e financeiramente, vencedor do Prêmio Antonieta de Barros, em 2016. Seu livro “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, foi finalista do Prêmio Jabuti e menção honrosa dos Prêmios Direitos Humanos de Jornalismo e Maria Firmina de Literatura. No portifólio, conta com mais três livros: “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta em 15 reportagens especiais”; “Movendo as Estruturas”; e “Big Gatilho: um livro de poemas inspirado no BBB 21”, além do Projeto Conhecendo escritoras negras de Pernambuco e do 1º. Festival Pernambucano de Literatura Negra.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDORA
Christianne Galdino é jornalista, bailarina, coreógrafa, atriz, doutora em antropologia e produtora cultural com mais de 20 anos de experiência. Assumiu, também, a função de pesquisadora, tendo publicado alguns resultados desses processos. Idealizou e dirige, junto com Rapha Santacruz, o FIM- Festival Internacional de Mágica.

PROJETO
Natural de Caruaru, Rapha Santacruz é mágico profissional, palhaço e ator, com mais de 20 anos de experiência. Em 2017, criou e a realizou o FIM – Festival Internacional de Mágica, que está indo para 5ª edição, atuando como diretor e curador em todos os anos. Já tendo iniciado carreira internacional, sagrou-se, em 2022, campeão de “Mágica para crianças” no mais importante evento do segmento, o FLASOMA- FISM Latino América.

 

Divulgação

Divulgação

EMPREENDEDOR
Ulisses Brandão é jornalista pela Unicap, com pós em Ciência Política pela Unicap, cineasta de animação pela Aeso e roteirista pela UFPE. Diretor na VIU CINE, roteirizou e produziu cinco séries e dois longas, com destaque para “Além da Lenda”. Como documentarista, venceu por cinco vezes o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo.

PROJETO
A Viu Cine é uma produtora de cinema especializada em animação. Fundada em 2012, tem como princípio produzir conteúdo focado no resgate da cultura nacional, das manifestações populares e da identidade das diversas regiões que compõem o país, em especial o nordeste do Brasil. Para isso, lança mão de roteiros inclusivos que propõem novos olhares sobre temas fundamentais da sociedade, respeitando a diversidade, pluralidade de vozes e representatividade de gênero, raça e etnia. O Estúdio tem ampla carteira de projetos de animação, destacando “Além da Lenda”, primeiro longa animado de Pernambuco, lançado nos cinemas em 2022 e finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2023.

< voltar para Serviço Cultural