Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Pesquisa colaborativa “Ibi Ayeyê” evidencia saberes populares das mulheres da Mata Norte

IBI AYEYÊ - Calendário Cíclico Anual das Mulheres da Mata Norte

Com a proposta de evidenciar a relação entre mulheres, suas práticas, saberes populares e o território da Mata Norte, surgiu o projeto de pesquisa colaborativa “IBI AYEYÊ – Calendário Cíclico Anual das Mulheres da Mata Norte”. Realizada a partir da coleta de dados e narrativas sobre o tempo cíclico, agrícola e celebrativo, experienciado por mulheres da Mata Norte de Pernambuco, a iniciativa tem como produtos finais um Calendário Cíclico do ano de 2022 e uma mini série de podcasts com três episódios, que será disponibilizada nas plataformas do Museológicas Podcast no mês de agosto.

O projeto contou com a coordenação de ações da produtora cultural e mestranda em Antropologia (PPGA/UFPE) Marília Nepomuceno e tem a co-autoria das também moradoras da mata norte, mestras e detentoras de saber e práticas tradicionais relacionadas à agricultura, curas e celebrações no território: Dona Bernadete, Luiza Cavalcante, Helena Tenderini e Pôla (Ivaneide Maria), que assinam conjuntamente a autoria do calendário e conversas gravadas em podcast.

A expressão “ibi ayeyê” em Yorubá significa “lugar de celebração”. É a partir desse entendimento sobre a celebração da vida no território, Zona da Mata Norte de Pernambuco, que a pesquisa se debruça. A ideia é trazer à tona a compreensão do tempo como cultura popular, imprimindo no calendário cíclico seus entendimentos sobre dias e eventos marcantes do ano.

“IBI AYEYÊ – Calendário Cíclico Anual das Mulheres da Mata Norte” foi desenvolvido com o apoio e incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), foi construído junto às mulheres da região de Paudalho e Tracunhaém.

Ficha técnica do projeto:
Concepção, Pesquisa e Produção Geral: Marília Nepomuceno _ @semarilia
Co-produção e autoria do Calendário: Dona Maria Bernadete Belarmino da Silva, Luiza Cavalcante, Nzinga Cavalcante, Vanuse Carmelita da Silva, Dona Carmelita Maria da Silva, Helena Tenderini e Ivaneide Maria (Pôla). _ Assistência de Produção e Pesquisa: Ana Carvalho _ @ana.car_valho
Design e Ilustrações: Mari Sol (Mariana Sobral) _ @oumariouana
Realização: @chadeterra

< voltar para Lei Aldir Blanc