Pesquisadores da Secult-PE participam de debate sobre o Censo 2022 na Fundaj
Postado em: Secretaria de Cultura
A Secretaria de Cultura de Pernambuco foi representada pelo seu Observatório de Indicadores Culturais (ObIC) em uma série de debates promovidos pela Fundação Joaquim Nabuco sobre os resultados do Censo 2022. A ação foi realizada pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da instituição e girou em torno do tema central “Que Brasil voltou?”.
Os debates se debruçaram sobre os dados demográficos e de domicílios da pesquisa. O ObIC foi representado pelos pesquisadores Danillo Rafael, Mariana Barros, Manuela Oliveira e Liliane Gobetti, assim como por Bárbara Santini, coordenadora de Planejamento da Gerência de Cultura da Secult-PE.
Eles estiveram ao lado de renomados especialistas no assunto, como Wilson Fusco, diretor de Pesquisas Sociais da Fundaj, o professor Roberto do Carmo, da Universidade de Campinas (Unicamp), e Luciana Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Os pesquisadores do ObIC avaliaram a sua participação no encontro como um marco significativo de sua atuação, ao lidarem com uma ferramenta crucial na elaboração de metodologias de pesquisas culturais. A análise dos resultados e as trocas com os outros especialistas ofereceram perspectivas valiosas para aprimorar as abordagens de suas pesquisas, fortalecendo o entendimento da dinâmica cultural do país.
