Polo Ariano Suassuna leva a cultura popular às ruas de Garanhuns
Postado em: Festival de Inverno
Quem vem ao 31º FIG para conhecer os nomes mais emblemáticos da cultura popular pernambucana encontrará boas oportunidades de celebrá-los neste final de semana. Localizado na Praça Dr. Manoel Jardim, o polo de Cultura Popular Ariano Suassuna já recebeu dezenas de Patrimônios Vivos do Estado, entre outros artistas e folguedos icônicos, e seguirá apresentando o melhor das nossas tradições e suas releituras modernas. O palco funcionará até o último dia do festival, no domingo (30), iniciando pela manhã e se estendendo até o início da noite.
Os mestres que já passaram por lá, relatam a experiência enriquecedora de poder se conectar com o público do FIG, que pode se juntar aos brincantes durante os desfiles na rua, além de assistir aos shows de vários artistas do segmento mais de perto. “Para mim é valioso tocar aqui e ser reconhecido pela minha arte. Esse palco é importante para não deixar nossa tradição morrer, porque o som do pife é de uma geração para a outra. Assim como eu comecei aos 12 anos, eu quero repassar isso para os mais jovens”, disse João do Pife que, aos 80 anos de idade, é um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco que se apresentaram no espaço conquistando espectadores de todas as idades com o repertório que foi do frevo ao baião.
Representando os reisados do Sertão, o Reisado de Inhanhum também abrilhantou a programação reverenciando o mestre Gonzaga de Garanhuns, que é um dos homenageados do 31º FIG. O grupo veio da comunidade quilombola do Inhanhum mostrando o lirismo que também lhe deu o título de Patrimônio Vivo. “O que está acontecendo aqui é mágico. Um palco como esse abre portas para a cultura popular, por isso a gente fica muito feliz de está aqui”, disse a mestra Ana Lúcia.
O Mestre Assis Calixto destaca também a oportunidade que o festival oferece aos artistas de conhecerem melhor o público da cultura popular. “Estou participando de mais um ano e encantado com a festividade. É bastante satisfatório poder apresentar o meu trabalho e conversar com as pessoas que gostam dele. Sempre sou muito bem recebido aqui, está cada vez melhor pra mim”, disse o Patrimônio, que já veio ao FIG para apresentar as suas composições musicais e, neste ano, também está na programação trazendo seu trabalho em artesanato.
NESTE FINAL DE SEMANA
A pluralidade da cultura nordestina segue contando com representantes de peso neste final de semana, que terá muito maracatu, coco, afoxé, frevo e ciranda. A folia começa nesta sexta-feira (28) pela manhã, às 11h20, quando o Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda tomará de conta do polo que, neste dia, ainda terá show de Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte, às 18h, explorando o ritmo através de uma linguagem mais urbana. Neste sábado (29), o destaque será o cortejo do Boi do Macuca, cuja concentração será às 18h, no Relógio das Flores, de onde sairá colorindo as ruas de Garanhuns em homenagem a Zé da Macuca, fundador do brinquedo que hoje dá nome ao antigo Palco Pop do FIG. No domingo (30), o Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante, e Nazaré da Mata, promete agitar o espaço com sua tradição, às 14h. No mesmo dia, às 16h40, o Coco dos Pretos levará muita dança e ancestralidade para encerrar a programação do Polo de Cultura Popular com chave de ouro.
Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com investimento de R$ 11,6 milhões, o FIG 2023 reforçou a valorização do artista pernambucano, que compõe os 20 polos do festival, que prossegue até o próximo dia 31. São 398 atrações culturais. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO POLO ARIANO SUASSUNA NESTE FINAL DE SEMANA:
SEXTA-FEIRA (28)
11h20 – Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda
12h40 – Grêmio Recreativo Boi Pavão
14h – Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu
15h20 – Velho Xaveco
16h40 – Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires
18h – Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte
SÁBADO (29)
11h20 – Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria
12h40 – Cambinda Velha de Pesqueira
14h – Cavalo Marinho Estrela Brilhante
15h20 – Grupo de Coco Negras e Negros do Leitão da Carapuça
16h40 – Afoxé Oxum Pandá
18h – Boi da Macuca
DOMINGO (30)
11h20 – Maracatu Para o Mundo
12h40 – Boi Maracatu
14h00 – Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante (Nazaré da Mata)
15h20 – Samba de Veio da Ilha de Massangano
16h40 – Grupo Coco dos Pretos
