Prêmio Pernambuco de Fotografia registra recorde de trabalhos inscritos
Postado em: Fotografia | Secretaria de Cultura
Alcir Lacerda/Acervo

Recife do Alto, uma imagem do grande fotógrafo pernambucano Alcir Lacerda, homenageado desta 10º edição do prêmio
Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), o 10º Prêmio Pernambuco de Fotografia 2021 bateu recorde no número de trabalhos inscritos. Foram 1.158 imagens habilitadas por fotógrafas e fotógrafos de todas as regiões do Estado, mais do que o dobro das 498 fotografias inscritas na última edição. O prazo de inscrições encerrou-se no último dia 7 de fevereiro. Cada proponente pode concorrer com até quatro obras, mas será premiado por apenas uma.
O prêmio vai selecionar e remunerar individualmente em R$ 6 mil um total de 15 fotógrafa(o)s, com realização de exposição e edição de catálogo (físico ou virtual) com os trabalhos vencedores.
O interior do Estado somou 30,5% dos CPF inscritos: Sertão, com 54 (12%); Agreste, com 49 (11%%); e Zona da Mata, com 34 (7.5%). O Grande Recife correspondeu a 69,5% do total dos cadastros de pessoas físicas habilitadas a particar da 10ª edição do Prêmio Pernambuco de Fotografia.
Por gênero, o prêmio registrou participação de mulheres de identidade cis e transgênera de 33% do total de pessoas inscritas. A idade média da(o)s participantes é de 34 anos e a máxima registrada foi de 74 anos.
“O Governo do Estado, por meio da Secult, fica satisfeito quando percebe uma participação cada vez maior do interior do Estado nas políticas públicas executadas pela gestão. Na Cultura, a descentralização é um dos nossos objetivos”, avaliou o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto.
TEMÁTICA - O tema dessa edição é “O olhar sobre o confinamento”. “Cada pessoa fotografa com o seu saber, com a sua cultura, construindo uma forma própria de olhar o mundo e interferir sobre ele com o seu olhar. Sendo assim, cada pessoa é capaz de ver e perceber de forma única”, descreve o assessor de Fotografia da Secult-PE, Jarbas Araújo Jr., sobre a proposta da premiação.
HOMENAGEADO - O 10º Prêmio Pernambuco de Fotografia presta deferência a Alcir Lacerda, fotógrafo natural de São Lourenço da Mata. Nascido em 1927, Alcir levou uma vida dedicada à fotografia. Suas imagens foram testemunhas da história recente de Pernambuco, como o Golpe Militar de 1964, a seca, a derrubada da Igreja dos Martírios no Centro do Recife (1972), a explosão de uma bomba no Aeroporto dos Guararapes (1966) e inúmeros outros acontecimentos marcantes.
Na vida profissional, Alcir Lacerda foi o fundador da Acê Filmes. Destacou-se por sua atuação em grandes veículos de comunicação, como o Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, O Estado de São Paulo, além de revistas como Manchete, Fatos e Fotos, Cruzeiro, Veja e Placar. Também presidiu por duas vezes a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Pernambuco nos anos 1980.
Ao falecer, aos 84 anos, o fotógrafo ainda trabalhava em sua empresa e mantinha seu laboratório de revelação em preto e branco, o único no Recife.