Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Primavera dos Museus resgata história do grupo Pretinhas do Congo, Patrimônio Vivo de PE

Museu de Arte Sacra de Goiana, do Sesc Ler da cidade, tem dois momentos de conversas com entrada gratuita

Priscilla Buhr/Secult-PE/Fundarpe

Priscilla Buhr/Secult-PE/Fundarpe

Pretinhas do Congo

O Museu de Arte Sacra de Goiana (Masg), no Sesc Ler Goiana, integra a programação da 17ª Primavera dos Museus. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece no próximo domingo (24) em diversos municípios brasileiros. Em Goiana, a agenda ocorre nestas quarta (20) e quinta-feira (21), de forma gratuita, com 50 vagas por dia.
Com o tema, Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas, a Primavera dos Museus busca refletir sobre os espaços que essas pessoas e suas culturas ocupam na sociedade e de que forma os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização. Acompanhando o mote, o Masg sedia duas rodas de conversas.
A primeira, no dia 20, Memórias de África, tem Nina Lima e a mestra Rosa Maria compartilhando seus saberes, vivências e história do grupo Pretinhas do Congo, Patrimônio Vivo de Pernambuco. A atividade acontece das 14h às 16h. No dia seguinte, das 15h às 17h, Kel e Gateiro Jackson, integrantes da tribo indígena Orubá, também de Goiana, falam sobre Memórias de Pindorama e refletem sobre a presença das comunidades indígenas nos museus e sua representatividade nos acervos.

Serviço

Primavera dos Museus – quarta-feira (20), às 14h, e quinta (21), às 15h, no Museu de Arte Sacra de Goiana (Masg – Rua Josias de Albuquerque, s/nº, Centro, Goiana-PE. Informações: (81) 3626.8421)

< voltar para home