Projeto Azougue promove intercâmbio entre artistas
Postado em: Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
O Projeto Azougue – edição virtual, festival que valoriza e fomenta as tradições culturais pernambucanas, chega à edição 2021 com uma programação de peso. Além do tradicional Encontro de Mestrxs e Poetas da Mata Norte, teremos show do coquista Mano de Baé (Tracunhaém|PE) e da Ciranda Caboclo do cirandeiro Josivaldo Caboclo (Lagoa de Itaenga|PE).
Será uma semana de diálogo entre a cultura popular pernambucana e outras manifestações cujo cerne também é a palavra. Por isso, a lista de convidados para integrar a programação conta com o rapper Criolo, a poeta e filósofa Maria Vilani, o repentista de viola Edmilson Ferreira, a poeta Odailta Alves e o mestre de maracatu rural Barachinha.
A rima e o improviso dão cor e movimento às palavras. É isso que une todos esses artistas que fazem da letra o veículo que conduz histórias, memórias, narrativas e anseios. Cada um à sua maneira faz do verso a força motora para retratar sua realidade e se conectar com o público, que dessa vez estará do outro lado da tela.
Subsidiado pelos recursos da Lei Aldir Blanc (LAB) Pernambuco, todas as ações do Azougue são gratuitas e com tradução em LIBRAS. Em cumprimento às medidas de prevenção ao covid-19, todo o festival vai ser transmitido pelo Facebook do Projeto Azougue e pelo canal de YouTube de Maciel Salú.
Será uma semana de muita troca e aprendizado em torno da cultura pernambucana e em celebração à poesia do Maracatu Rural, da Ciranda, do improviso dos Poetas de viola ou dos Emboladores de Coco. Confira a programação:
:: Festival Azougue ::
- Dia 23 (SEX), às 20h
Participante: Maria Vilani (Poeta e filósofa)
- Dia 24 (SÁB), às 20h
Participante: Criolo (rapper)
Dia 25 (DOM), às 15h
- Encontro de Mestrxs e Poetas da Mata Norte
- Mano de Baé
- Ciranda Caboclo
