Projeto conta histórias ao pé do ouvido transformando teatro em série de áudios
Conteúdo produzido com apoio da Lei Aldir Blanc está disponível gratuitamente no YouTube
Postado em: Artes Cênicas | Lei Aldir Blanc
O teatro se reinventa durante o período de pandemia e agora chega ao público em formato de áudio, se transformando em histórias ao pé do ouvido. A partir do texto autoral “Brevidades ou Relembramentos de Maria Medeia”, os artistas Fernanda Babel e Thom Galiano produziram uma série de podcasts que levam a história para além dos palcos, chegando no ambiente virtual. O conteúdo produzido com apoio da Lei Aldir Blanc está disponível gratuitamente no YouTube . No blog fernandababel.blogspot.com é possível acessar um e-book com o texto na íntegra.
Escrita para os palcos, a dramaturgia conta sobre a personagem Maria Medeia, uma cozinheira que revela histórias enquanto prepara alimentos, definida por Thom Galiano como “uma mulher do interior com olhar muito próprio sobre os sabores da vida”. “Maria Medeia talvez seja uma Medeia às avessas, embebida das memórias dos autores, ela tem vida e linguagem próprias de quem já dançou por vários interiores. Gosto do partilhar que ela propõe”, afirma Galiano, autor e diretor.
As contações da personagem ganharam um novo olhar com vozes da atriz Fernanda Babel, Taís Veras de Menezes e musicalidades de Andrezza Santos, contando com edição do DJ Werson. Para a atriz, a experiência de adaptar sua pesquisa para se concentrar na potencialidade da voz “foi bem interessante”. “Eu fiz muitos ensaios, tanto para testar a qualidade do som, quanto para testar a proposta de interpretação. Aí, eu fui fazendo alguns testes e eles foram escutados por toda equipe que colaborou”, conta Fernanda Babel.
Sinopse
Maria Medeia é uma mulher de memórias e andanças. Em “Brevidades ou Relembramentos de Maria Medeia”, a personagem é uma cozinheira e prepara alimento para aqueles que escutam seus contos de uma infância e juventude sertanejas, enquanto tece aos poucos os motivos do seu retorno depois de anos de autoexílio. Ela dá voz a uma história ficcional temperada com realidade e mitologias. Alguns temperos podem ser amargos, mas com o seu dom na cozinha e uma pitada de gratidão às heranças vividas, transforma os sabores das palavras em algo que satisfaça com carinho quem deu ouvidos às suas mãos. O texto original foi escrito a quatro mãos por Fernanda Babel e Thom Galiano.
Ficha técnica:
Intérpretes: Fernanda Babel, Taís Veras de Menezes e Andrezza Santos
Direção: Thom Galiano
Musicalidades e edição de som: Andrezza Santos
Edição de som: Dj Werson
Produção: Fernanda Babel
Assessoria de comunicação: Adriano Alves
Texto original: Fernanda Babel e Thom Galiano

