Projeto F(r)icções abre convocatória para participação em livro sobre cinema e escritas de si
Aberta até 21 de março, chamada para a pesquisa Imagens de uma Busca de Si tem incentivo do Funcultura e recebe artigos escritos por artistas, escritores, pesquisadores, curadores, críticos, entre outros
Postado em: Audiovisual | Funcultura | Literatura
O projeto F(r)icções lança convocatória para envio de propostas de capítulo do livro multimídia Imagens de uma Busca de Si. A obra é voltada para a investigação das interseções entre as escritas de si (em geral e nos formatos de diário, carta, ensaio e autoficção) na literatura e no cinema produzidos em Pernambuco e no Brasil, com foco em trabalhos produzidos nos últimos anos. Com publicação prevista para o segundo semestre de 2025, o livro organizado pelo realizador, educador e pesquisador Márcio Andrade, idealizador do projeto F(r)icções, recebe resumos expandidos de textos entre 3 mil e 4 mil caracteres (com espaços) até as 23h59 21 de março de 2025, por meio de formulário eletrônico.
O projeto Imagens de uma Busca de Si é uma realização do Combo Multimídia e foi fomentado pelo Edital Funcultura Geral 2021/2022, com incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Governo de Pernambuco.
A escrita de si é um conceito que, para além da literatura, tem atravessado diferentes linguagens artísticas, em especial o cinema. Ela pode ser compreendida como uma atividade que nos permite refletir sobre o que fazemos e como vivemos, ressignificando nossa experiência de mundo, multiplicando nossas possibilidades de repensar nossa própria condição. Com o maior acesso às tecnologias digitais tem-se observado, nas últimas décadas, um aumento em produções que mergulham nas possibilidades dessa forma narrativa para abordar, a partir da subjetividade e vivências de seus criadores, temas os mais variados possíveis.
“Nas minhas pesquisas acadêmicas e artísticas sobre escritas de si, no cinema e em diversas linguagens, percebo como o cinema tem, nas últimas décadas, abraçado as histórias pessoais de forma intensa e inventiva. Em Pernambuco, por exemplo, em obras de realizadores como Eric Laurence, Felipe André Silva, Kalor Pacheco, Kléber Mendonça Filho, entre outros. No Brasil, cineastas como Marcelo Gomes, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Karim Aïnouz e Petra Costa também experimentaram e/ou experimentam com esse tipo de abordagem narrativa, já empreendido por nomes internacionais como Agnès Varda, Alejandro Jodorowsky, Jonas Mekas, Chantal Akerman, entre outros”, comenta o realizador e pesquisador Márcio Andrade, organizador do livro Imagens de uma Busca de Si.
Interessado nas reflexões interdisciplinares sobre esse fenômeno, o projeto Imagens de uma Busca de Si busca as reflexões contemporâneas sobre os atravessamentos entre a escrita de si e o cinema, a partir de artigos, de artistas, escritores, roteiristas, diretores, pesquisadores, curadores, críticos, realizadores, educadores de cinema, literatura, artes visuais, comunicação, mídia, entre outros. Entre as abordagens possíveis estão escritas de si, roteiro cinematográfico e subjetividades na literatura e no cinema; autoficção e suas fronteiras entre realidade e invenção; diário e escrita epistolar como registro de memórias, entre outras.
De caráter multimídia, o livro contará com QR Codes que darão acesso a podcasts e videoensaios. Serão selecionadas até dez propostas. Após a divulgação do resultado, a curadoria do F(r)icções entrará em contato com os autores para que eles produzam um texto completo, em torno de 35 mil e 40 mil caracteres (com espaços), incluindo todos os elementos textuais. Os textos passarão por processos de revisão e contato com autores para alterações, sugestões e correções até chegarem a suas versões finais. Os autores selecionados receberão, para produção e revisão dos textos, um valor de R$ 750.
Em caso de dúvida e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo endereços eletrônicos: multimidiacombo@gmail.com e projetofriccoes@gmail.com
POLÍTICAS AFIRMATIVAS - Para a seleção dos textos serão consideradas políticas afirmativas, por meio da reserva de vaga, em que serão escolhidas pelo menos três propostas desenvolvidas por pessoas LGBTQIAP+, com deficiência, negras, indígenas, mulheres cis ou trans, etc. (a serem identificadas via formulário). Além dessas políticas, também serão avaliados critérios especificados no formulário de inscrição.
ORGANIZADOR - Márcio Andrade é realizador, educador, produtor e pesquisador multimídia. Doutor em comunicação (PPGCOM/UERJ), com período sanduíche na Universidad de Navarra – Pamplona (Espanha), mestre em educação tecnológica pelo PPGEDUMATEC, da Univeridade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em rádio & TV (UFPE).
Autor do livro Autobiografias do Outro: Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e de artigos publicados em diversos periódicos acadêmicos, atualmente coordena a produtora de desenvolvimento Combo Multimídia, responsável por projetos de curtas-metragens; e das revistas digitais multimídia Quarta Parede e F(r)icções. Também está à frente dos podcasts infantis Quando Eu Era Criança (com a Margente Filmes), Lá na Frente e Aventurama, além dos podcasts narrativos Anônimo (também com a Margente Filmes) e Espelhos Partido (em finalização).
