Projeto “Instantâneas da África” contempla jovens do Quilombo de Filhos do Pajeú
Programação conta com oficina e exposição de fotografias.
Postado em: Artes Visuais | Povos tradicionais e populações rurais
O Quilombo de Filhos do Pajeú, localizado na zona rural de Floresta, no Sertão pernambucano, recebe o projeto “Instantâneas da África” a partir desta quarta-feira (15). A programação inclui oficina de fotografia destinada a jovens da comunidade e exposição fotográfica composta por 50 imagens coloridas e em preto e branco que registram a cultura de países africanos. Está será a quarta edição do projeto, que possui incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.
Tendo como facilitadores os fotógrafos Mateus Sá e Guga Soares, a oficina será ministrada para 25 jovens da comunidade. A mostra “Instantâneas da África” reúne imagens do fotógrafo Diego Di Niglio, registradas entre 2002 e 2007, em Moçambique, Malaui, Burkina Faso, Senegal, Níger, Chade, Camarões, Togo, Benin e Gâmbia, abordando o cotidiano cultural em localidades urbanas e rurais.
A exposição já percorreu diversos quilombos pernambucanos no objetivo de contribuir para o fortalecimento do resgate da memória relacionada às raízes africanas nas comunidades envolvidas.
