Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Projeto “O cordel é desse jeito” disponibiliza aulas sobre literatura popular no YouTube

Já está no ar o primeiro vídeo da série “O cordel é desse jeito”, projeto que, com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, pretende levar um conjunto de aulas sobre o universo da literatura popular gratuitas no Youtube. A iniciativa é do artista pernambucano Júnior Baladeira.

Com uma caminhada de mais de duas décadas na arte, Nelson Pereira de Sá Júnior (Júnior Baladeira) é um artista que trabalha com música, dança, literatura e cultura popular no Sertão do Araripe pernambucano. Especificamente com o cordel, Júnior publicou em 2010 seu primeiro livreto, de lá pra cá já lançou um livro de poesias e publicou outros 66 títulos em cordéis com uma infinidade de temas. Além da escrita das obras, Júnior tem se destacado bastante na apresentação da literatura popular através de performances poéticas, com esse trabalho ele já pode percorrer diversas cidades de Norte a Sul do Brasil levando a essência da poesia nordestina para os públicos mais diversos.

No projeto “O cordel é desse jeito”, ele trará vídeo aulas que irão apresentar desde a origem da literatura de cordel até os ensinamentos para a escrita dos principais estilos, passando por uma interessante abordagem sobre as expressões do repente ou os caminhos para se produzir um livreto de cordel. Todas as aulas são gratuitas e disponibilizadas no canal “Júnior Baladeira” no Youtube. A série é voltada para estudantes, professores de arte, artistas e ou pessoas interessadas em aprender sobre Literatura de cordel e conhecer seus diversos conhecimentos passo a passo.

< voltar para Lei Aldir Blanc