Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Projeto Sentidos da Forma encerra turma com exposição coletiva em Caruaru

A exposição é a culminância de projeto de oficina de iniciação à modelagem em barro que reuniu 16 participantes cegos ou com baixa visão. Iniciativa contou com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

Divulgação

Divulgação

Exposição acontecerá na sede da associação, que fica localizada na Av. Daniel Félix da Silva, nº 243, bairro Jardim Boa Vista, na cidade de Caruaru (PE)

Em meio à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, na próxima sexta-feira (25), das 13h às 17h, será realizada a exposição de encerramento da turma Caruaru do projeto Sentidos da Forma, oficina de iniciação à modelagem em cerâmica para pessoas com deficiência visual. O projeto é uma ação da produtora cultural Circullus, com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura e apoio da Associação Caruaruense de Cegos (ACACE). A exposição acontecerá na sede da associação, que fica localizada na Av. Daniel Félix da Silva, nº 243, bairro Jardim Boa Vista, na cidade de Caruaru (PE).

O curso teve início no mês de maio e encerra nesta sexta-feira (25) com carga horária total de 60h e encontros semanais facilitados pelo artista visual Humberto Botão, do Alto do Moura (Caruaru-PE), que atua com cerâmica há dez anos. Para o professor, “foi uma experiência extremamente rica e potente, são verdadeiros artistas que estão em processo de autoconhecimento. Nosso objetivo é apresentar o resultado desse trabalho para Pernambuco e inseri-los no circuito artístico do Estado”.

O curso trabalhou conteúdos teóricos e práticos, que transitaram sobre a importância da matéria prima e manualidade para Pernambuco, o processo de extração, preparo e queima do barro, além da prática e técnicas de modelagem, pautadas na subjetividade, a partir dos ritmos musicais clássico, frevo e música eletrônica. “Pudemos perceber como a música suscita memórias que são impressas nas obras produzidas. Não é somente o ritmo em si, mas as memórias estimuladas, expressas e impressas a partir do que se escuta”, explica Humberto Botão. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Instagram @circullusdeideias.

Serviço:
Exposição de encerramento do projeto Sentidos da Forma
Sexta-feira (25), das 13h às 17h
Associação Caruaruense de Cegos – ACACE (Av. Av. Manoel José da Silva, 1 – Jardim Boa Vista, Caruaru)
Gratuito

< voltar para Funcultura