Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Projeto Transformando Histórias promove capacitação gratuita em caracterização cinematográfica no Recife

Com o incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG), a oficina acontece, de segunda (2) a sexta-feira (6), no Espaço Pasárgada

Divulgação

Divulgação

A maquiadora, cabeleireira e caracterizadora Andréa Afonso

Uma oficina inovadora que combina técnica, arte e inclusão social chega ao Recife. O projeto Transformando Histórias: A Importância da Caracterização no Cinema oferece uma capacitação gratuita na área de maquiagem e caracterização para o audiovisual, com o objetivo de fomentar a criação de personagens autênticos e valorizar a diversidade cultural. A oficina acontece de segunda (2) a sexta-feira (6), no Espaço Pasárgada, no bairro da Boa Vista, no Recife. O público-alvo são pessoas a partir de 18 anos, com ou sem experiência prévia na área de maquiagem.

A oficina é idealizada por Andréa Afonso em parceria com o Elo Coletivo e conta com produção da Olinda Produções, apoio do Espaço Pasárgada e com o incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura (MinC) e governo federal.

“A caracterização é uma ferramenta fundamental na construção de narrativas audiovisuais. Queremos capacitar pessoas para que possam criar personagens que reflitam a pluralidade do nosso País e também gerar oportunidade de formação técnica em uma área tão rica e necessária”, destaca Andréa Afonso, oficineira do projeto.

Com mais de 20 anos de experiência, Andréa é maquiadora, cabeleireira e caracterizadora com atuação em curtas e longas-metragens, séries, publicidade e teatro. Reconhecida por sua habilidade para transformar narrativas por meio da arte da caracterização, ela traz para a oficina técnicas avançadas e uma abordagem inclusiva alinhada às demandas do mercado audiovisual contemporâneo.

Além de fomentar a formação técnica, o projeto busca promover a inclusão e ampliar o acesso de grupos historicamente excluídos das produções audiovisuais. Ao oferecer formação gratuita e priorizar a diversidade, a iniciativa fortalece o papel do cinema como uma ferramenta de transformação social e cultural.

O projeto prioriza a participação de jovens de grupos historicamente sub-representados, como mulheres, negros(as), LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PcDs), populações indígenas, quilombolas e moradores de comunidades periféricas. Além disso, a iniciativa conta com acessibilidade comunicacional por meio de intérprete de libras.

Serviço:

Oficina Transformando Histórias: A Importância da Caracterização no Cinema - de segunda (2) a sexta-feira (6), no Espaço Pasárgada (Rua da União, nº 263, Boa Vista, Recife). Mais informações pelo e-mail: @oficina.transformandohistorias

Divulgação

< voltar para Espaços culturais