Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Rebeca Gondim lança a performance “Revinda” no YouTube

Priscilla Melo/Divulgação

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, estreia no YouTube (youtube.com/@RebecaGondim), na próxima quinta-feira (23), às 21h, a obra audiovisual Revinda. O trabalho, que conta com acessibilidade para pessoas surdas, apresenta um modo horizontal de relacionar dança, poesia, música, narrativas, imagem, luz, sem priorizar uma linguagem em detrimento da outra. Já a dramaturgia articula diferentes expressões artísticas, inspirada no universo das danças populares, das danças de periferias, na cultura hip hop. Além disso, o vídeo traz um modo plural de articular os sentidos e os saberes, numa perspectiva das culturas afrodiaspóricas e do povo preto periférico brasileiro.

A obra foi desenvolvida pela dançarina Rebeca Gondim, nascida e criada na periferia do Recife, no bairro de Beberibe. Revinda dá continuidade à performance Terezinha, criada por ela em 2015. O trabalho visibiliza fragmentos da história de uma mãe, Terezinha Maria de Jesus, mulher preta, moradora do Complexo do Alemão, que tem seu filho criança morto pela polícia. A iniciativa aborda ainda o genocídio da juventude negra, contando narrativas dos contextos das periferias do Brasil.

Para desenvolver Revinda, Rebeca Gondim decidiu seguir com a proposta de Terezinha. “A ideia é falar da importância do choro e luto dessas mulheres e como elas podem ter ombros pra descansar também, porque algo nelas também morre junto com seus filhos”, diz a artista. Ao mesmo tempo, Rebeca foi provocada pela equipe de criação e preparação corporal do trabalho a ir além do reconhecimento das dores e falar também das pequenas vitórias, dos festejos, da forma de celebrar, de se organizar e de se entender na coletividade para poder sobreviver a essas violências. “A gente tem que falar sobre a dor que faz muito parte de nosso cotidiano. Do sangue escorrendo, do choro, da falta de tempo para viver tudo isso, mas é importante também falar sobre as nossas celebrações, a nossa força, a nossa resiliência. E como é importante a gente estar junto para que a gente se apoie, chore junto, se fortaleça revide”, conta Rebeca.

Serviço
Lançamento de Revinda – Rebeca Gondim
Quando: 23 de março de 2023 (quinta-feira), às 21h
Transmissão pelo canal: youtube.com/@RebecaGondim

< voltar para Funcultura