Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Recife celebra centenário da Noite do Dendê neste sábado

Cristiana Dias

Cristiana Dias

Apresentação do Maracatu Nação Porto Rico em cortejo de cultura popular, durante o 20º Festival de Inverno de Garanhuns.

Será neste sábado (27), a partir das 10h, que a Nação do Maracatu Porto Rico irá comemorar com uma grande festividade, os 100 anos da sua tradicional Noite do Dendê. O evento, que chega a 7ª edição, pretende reunir no Recife diversas atrações da cultura afro-brasileira, cumprindo a missão de fortalecer a etnia negra em diversas vertentes sociais.

Com programação durante todo o dia, incluindo atrações para o público infantil, além de cortejo com a participação de diversas nações de maracatus, o evento também contará com as apresentações musicais. Entre alguns dos destaques, estarão participando os grupos Bongar, Mazuca da Quixaba, Coco de Imbiriba, Afoxé Omonilê Ogunjá, Jorge Riba e Banda, Ivano e Banda, Tronco de Jurema, Coco Menestrel, Afoxé Alafin Oyó, Cores do Amanhã, entre outras atrações.

De acordo com o Mestre Shacon Viana, um dos precursores do Porto Rico, o evento possui como sentido de grandiosidade, a manutenção das conquistas herdadas para levar adiante a própria história. “Fico realizado e muito feliz pelo que faço, motivo pelo qual sei que todo o trabalho dos meus avós não parou por aqui. E mais feliz ainda em ver os olhos da minha mãe, Elda Vida, rainha da nação, brilhar com nossas conquistas, pois ela é a grande responsável por toda essa continuidade”, explicou.

Clara Golvêa

Clara Golvêa

Batuqueiros da Nação Porto Rico.

Sobre os preparativos para a celebração, Mestre Shacon também é otimista. “Toda essa movimentação dos grupos do Sul e Sudeste do país, que hoje se organizam para poder participar da Noite do Dendê, é porque o evento agrega o esforço realizado pelo nosso Ponto de Cultura. Teremos grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraíba. Só do Rio de Janeiro receberemos 40 pessoas. E artistas de nome nacional, como Lucas dos Prazeres e Grupo Bongar”, comentou o mestre.

A Noite do Dendê também abrigará outros motivos do maracatu, como a calunga Dona Júlia, que foi encontrada e entregue no Terreiro de Xambá, além de servir como uma grande prévia para as comemorações do centenário da Nação Porto Rico, que será realizado no ano de 2016. O evento será aberto ao público e irá acontecer na sede da Nação do Maracatu Porto Rico, localizada na Rua Eurico Vitruvio, 486, Bairro do Pina, no Recife.

Cristiana Dias

Serviço:
100 anos da Noite do Dendê
Local: Rua Eurico Vitruvio, 486, Pina, Recife
Horário: a partir das 10h
Informações: (81) 8602-3752
Entrada gratuita

< voltar para Cultura popular e artesanato