Recife celebra centenário da Noite do Dendê neste sábado
Postado em: Cultura popular e artesanato
Cristiana Dias

Apresentação do Maracatu Nação Porto Rico em cortejo de cultura popular, durante o 20º Festival de Inverno de Garanhuns.
Será neste sábado (27), a partir das 10h, que a Nação do Maracatu Porto Rico irá comemorar com uma grande festividade, os 100 anos da sua tradicional Noite do Dendê. O evento, que chega a 7ª edição, pretende reunir no Recife diversas atrações da cultura afro-brasileira, cumprindo a missão de fortalecer a etnia negra em diversas vertentes sociais.
Com programação durante todo o dia, incluindo atrações para o público infantil, além de cortejo com a participação de diversas nações de maracatus, o evento também contará com as apresentações musicais. Entre alguns dos destaques, estarão participando os grupos Bongar, Mazuca da Quixaba, Coco de Imbiriba, Afoxé Omonilê Ogunjá, Jorge Riba e Banda, Ivano e Banda, Tronco de Jurema, Coco Menestrel, Afoxé Alafin Oyó, Cores do Amanhã, entre outras atrações.
De acordo com o Mestre Shacon Viana, um dos precursores do Porto Rico, o evento possui como sentido de grandiosidade, a manutenção das conquistas herdadas para levar adiante a própria história. “Fico realizado e muito feliz pelo que faço, motivo pelo qual sei que todo o trabalho dos meus avós não parou por aqui. E mais feliz ainda em ver os olhos da minha mãe, Elda Vida, rainha da nação, brilhar com nossas conquistas, pois ela é a grande responsável por toda essa continuidade”, explicou.
Sobre os preparativos para a celebração, Mestre Shacon também é otimista. “Toda essa movimentação dos grupos do Sul e Sudeste do país, que hoje se organizam para poder participar da Noite do Dendê, é porque o evento agrega o esforço realizado pelo nosso Ponto de Cultura. Teremos grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraíba. Só do Rio de Janeiro receberemos 40 pessoas. E artistas de nome nacional, como Lucas dos Prazeres e Grupo Bongar”, comentou o mestre.
A Noite do Dendê também abrigará outros motivos do maracatu, como a calunga Dona Júlia, que foi encontrada e entregue no Terreiro de Xambá, além de servir como uma grande prévia para as comemorações do centenário da Nação Porto Rico, que será realizado no ano de 2016. O evento será aberto ao público e irá acontecer na sede da Nação do Maracatu Porto Rico, localizada na Rua Eurico Vitruvio, 486, Bairro do Pina, no Recife.
Serviço:
100 anos da Noite do Dendê
Local: Rua Eurico Vitruvio, 486, Pina, Recife
Horário: a partir das 10h
Informações: (81) 8602-3752
Entrada gratuita

