Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Recife e Olinda recebem 16ª edição do Festival de Circo do Brasil

Com incentivo do Funcultura, o evento traz uma programação cultural diversa para o grande público, residência das artistas e vivências para estudantes e profissionais do circo

Um dos mais importantes eventos do calendário cultural de Pernambuco, o Festival de Circo do Brasil chega à sua 16ª edição, em 2022. Neste ano, os espetáculos serão encenados no Teatro Santa Isabel, no Poço da Panela (Recife) e na Casa Estação da Luz (Olinda), entre os dias 15 e 20 de novembro. O evento tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife.

Com o tema Harmonia, o festival deste ano é um grande encontro de artistas mulheres do circo. Será um espaço para as circenses apresentarem o seu olhar feminino na construção harmônica dos seus trabalhos artísticos após o período de isolamento imposto pela pandemia. Paralelamente à programação cultural, acontecerão a residência das artistas e vivências circenses para profissionais e estudantes do circo, além das tardes férteis, momentos para troca de saberes e experiências nos processos criativos e fortalecimento das pautas femininas.

Ao todo serão 15 espetáculos com artistas de várias nacionalidades, como Brasil, Bélgica, França, Suíça, Itália e Argentina. Na programação, ainda tem exposição de arte, exibição de filmes, feirinha do circo e lançamento de livro. Mantendo a tradição de uma formação eclética no elenco, o Festival irá apresentar atrações que vão desde números de palhaçaria, feitos nas ruas, a espetáculos de concepção contemporânea, que combinam técnicas circenses com teatro, dança, poesia, música e humor.

“Essa edição é focada no encontro e na residência essencialmente de mulheres circenses que se conectaram durante a pandemia. Iniciou-se, literalmente, num grupo de WhatsApp. Grupos que construíram novos trabalhos e artistas com o desejo de trazer o protagonismo feminino e de temas femininos para as discussões sobre a produção da arte circense”, explica a curadora, Danielle Hoover, da Luni Produções, que está à frente do Festival desde a sua primeira edição.

Exposição e Filmes - ”Coração Costurado” é a exposição da multiartista ítalo-brasileira Rose Zambezi, que estará disponível durante todo o período do festival, na Casa Estação da Luz. Parte das obras da apresentação foram previamente idealizadas e outra parte foi elaborada durante período de introspecção pessoal da artista, no isolamento social imposto pela pandemia. Como uma forma de escape e de acolhimento às suas lembranças, Rose transformou memórias em objetos palpáveis em sua forma mais pura: coração.

No espaço cultural, de 15 a 20 de novembro, também serão exibidos filmes produzidos pelas artistas Natasha Jascalevich e Marina Bombachini, durante a pandemia, e pela Festival de Circo Contemporâneo (Fecico). No dia 16, acontecerá o lançamento do livro “Manual de Trapecio Fijo”, da circense argentina Erica Stoppel. A publicação traz orientações para o trapézio fixo, formando um guia de apoio a formação prática profissional.

Residência e vivências - O 16º Festival de Circo do Brasil vai promover residência das artistas e vivências para estudantes e profissionais de circo. Autonomia criativa com Lu Lopes, Circo para 60+ com Carol Melo e Contato com Rose Zambezi são três vivências que acontecerão na Casa Estação da Luz, em Olinda.

A multidisciplinar Pauline Zoé vai ministrar vivência de roda cyr. Já a especialista em bicicleta acrobática, que já se apresentou em 28 países, Jéssica Arpin, abordará os princípios da movimentação na bicicleta acrobática. As artistas Iara Gueller, Erica Stoppel e Luara Bolandini estão à frente da oficina de corda em giro. Essas três vivências acontecerão na Escola Pernambucana de Circo, na Macaxeira.

As outras duas vivências serão aportadas no espaço Casulo, em Casa Amarela, e serão sobre a técnica, dinâmicos e pesquisa da lira, sob comando de Iara Gueller, e comicidade no tecido, com Geisa Helena. Todas as vivências são gratuitas e tem vagas limitadas. Confira a programação completa do evento: festivaldecircodobrasil.com.br/2022/programacao-completa.

Serviço
16º Festival de Circo do Brasil
Quando: 15 a 20 de novembro
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife/PE)
Casa Estação da Luz (Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda/PE)
Poço da Panela (na área próxima à Igreja do Poço da Panela)
Sesc Ler São Lourenço da Mata (Av. das Pêras, 56, Tiúma, São Loureço da Mata/PE)
Mais informações: festivaldecircodobrasil.com.br/2022/programacao-completa
Ingressos: www.guicheweb.com.br/p/luniproducoesltda

< voltar para Funcultura