Reflexões sobre a dança e o vídeo em encontro virtual nesta terça-feira (16)
Postado em: Artes Cênicas | Formação Cultural | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Em tempos de isolamento social, em que a expressão artística tem ocorrido cada vez mais frequentemente por vídeo, através de registros gravados ou ao vivo, conhecer a ferramenta e a relação que cada gênero pode construir com ela é importante. Para tratar especificamente sobre a dança, acontece nesta terça (16) o encontro virtual “Videodança: dança para além do registro”. A live acontece às 19h, no youtube.com/SecultPE. Mediado pela coordenadora de dança da Secult-PE, Maria Paula Costa Rego, os convidados são Marcela Rabelo, bailarina e pesquisadora, Breno César, fotográfo e diretor, e Do Vale, bailarina e produtora.
“Vamos dissecar um pouco sobre o fazer da videodança. Quem são seus protagonistas? Coreografos, videastas, intérpretes? No que consiste uma obra de videodança? No que ela se diferencia de um registro? Qual a importância da coreografia numa obra que conta com a fotografia e compreensão de alguns elementos do cinema para ser configurada como videodança?”, detalhou Maria Paula Costa Rego.
Para enriquecer o debate, cada convidado trará suas experiências para o encontro. Marcela Rabelo, bailarina, brincante, professora e pesquisadora das danças populares de Pernambuco há vários anos é atualmente integrante do Maracatu Nação Pernambuco e da Cia. Artefolia. Como pesquisadora, dedica-se ao estudo das danças populares e o entrelace com diferentes áreas. Natural de Caruaru, Breno César é fotógrafo e diretor. Desenvolve um extenso trabalho em fotografia, cinema e artes visuais. Dovale se define como artista periférica e é graduanda em dança na UFPE, além de performer, produtora, bailarina, fotógrafa, diretora, professora e pesquisadora em dança e vídeo.
Política cultural
Ainda nesta terça, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, participa de encontro virtual com o escritor Alexandre Santos com o tema “A Política Cultural em Pernambuco”. A live acontece no canal Arte Agora, às 16h. A transmissão é aberta ao público.
Serviço
Live “Videodança: dança para além do registro”
Com Marcela Rabelo, Breno César e Do Vale
Mediação: Maria Paula Costa Rego,
16/3, às 19h
youtube.com/SecultPE
Live “A Política Cultural em Pernambuco”
Com Marcelo Canuto e Alexandre Santos
16/3, às 16h
