Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Revista Aurora 463 chega a sua 8º edição

Periódico da Fundarpe traz resultado da 15ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural sob o tema Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas

Abertura Portal

Já está disponível a 8ª edição da revista Aurora 463. As ações relatadas na publicação refletem o tema proposto na 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco – Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas – e mais uma vez se enquadram em eixos que buscam aproximar o público participante de seus bens.
As atividades são um convite a brincar, experimentar, interpretar e pensar o patrimônio cultural do Estado de forma plural e descentralizada nas diversas regiões, além de estar presente em todas as seções da revista: Giro no Patrimônio, Relatos e Artigos Acadêmicos.
Já diante de um cenário pandêmico, convivendo com o enfrentamento do vírus, foram incorporadas diferentes maneiras de sociabilidade e convivência de forma a reforçar a importância de desenvolver políticas públicas para o patrimônio cultural, que, voltadas à diversidade, às resistências históricas e às novas formas de existências inseridas no contexto atual, ganham mais um nível de complexidade.
Uma das matérias de destaque trata da Lei nº 17.851, de 22 de junho de 2022, que institui a Semana do Patrimônio dentro do calendário oficial de comemorações do Estado, além de dar o caráter estadual do evento: Semana do Patrimônio agora é lei.
Outra matéria de destaque trata de diálogos possíveis sobre a preservação do patrimônio. Nesse texto, Renata Echeverria faz um breve histórico, em forma de linha do tempo, das últimas dez Semanas do Patrimônio, apresentando inclusive os temas que foram trabalhados ao longo dos 10 anos nos quais a autora foi coordenadora do evento.
A seção Giro no Patrimônio apresenta um passeio pelas diversas atividades realizadas na Semana, que contou tanto com ações propostas e realizadas pela Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural (GGPPC) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), quanto com
ações realizadas por instituições parceiras. Foram realizadas atividades em mais de 30 municípios pernambucanos, entre saraus, encontros e palestras.
Na seção Artigos o leitor e a leitora pode conferir dois trabalhos acadêmicos resultados da produção de diversos cursos com foco em patrimônio cultural, como A torre da TV Manchete em Olinda: um patrimônio
em risco, escrito por Pedro Henrique Cabral Valadares e Stephanie Rocha de Araújo; Recentrar o centro: uma carta de urbanização para a Guararapes, de Julia Carla Santana, Amélia M. de Oliveira Reynaldo e Paula M. W. M. do Rêgo Silva; e Conselho de Preservação e Institutos Históricos: confraternidade a serviço do Patrimônio Cultural em Pernambuco, de Cássio Raniere, membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.
A 8ª Edição da Revista Aurora 463 assim se torna mais uma oportunidade de envolver as pessoas comprometidas com a preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural de Pernambuco visando resistir e construir de boas perspectivas para a nossa valiosa diversidade cultural.

Capa da revista Aurora 463

Capa da revista Aurora 463

< voltar para home