Ricardo Japiassu Simões lança o livro “Crônicas Comunistas” pela Cepe
Postado em: Literatura
Jornalista, escritor e professor, Ricardo Japiassu Simões promove, na próxima terça-feira (22), a partir das 19h, o lançamento virtual do seu novo livro “Crônicas Comunistas”, no canal da Cepe Editora no YouTube (www.youtube.com/CepeOficial). Fruto de uma pesquisa científica, o título resgata textos de Raul Azedo, Joaquim Pimenta e Alice Azedo Pimenta, intelectuais e ativistas de grande influência na história e na cultura do Recife no início do século XX. As crônicas foram publicadas no “O Tacape”, jornal de esquerda, engajado nas lutas dos trabalhadores e na emancipação feminina, que circulou em Pernambuco entre janeiro de 1928 e novembro de 1929. Na live, Ricardo Japiassu estará com o escritor Raimundo Carrero, o professor de Literatura, poeta e crítico literário Alexandre Furtado e o editor da Cepe, Diogo Guedes, que fará a mediação.
Além de trazer à luz da contemporaneidade textos quase seculares que chamam a atenção pela modernidade – até então salvaguardados por instituições como a Fundação Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito do Recife e Biblioteca Pública Estadual -, o livro Crônicas Comunistas permite um recorte de um dos momentos mais atribulados da história de Pernambuco. “Ricardo se interessou [...] pelas publicações do jornal O Tacape, uma rica fonte de informações sobre a vida política e cultural do Recife ao tempo dos governos de Dantas Barreto e Manoel Borba. Nesse jornal encontramos, por exemplo, relatos de apoio a operários grevistas que, orientados por Joaquim Pimenta, exigiam aumento de salário e oito horas de trabalho. Ou relatos de manifestações de descontentamento de diversas camadas do povo”, destaca a escritora Luzilá Gonçalves Ferreira no texto de apresentação do livro.
Em suas 168 páginas, o livro reúne 11 crônicas de Raul Azedo (médico baiano radicado no Recife, progressista e que muito contribuiu para a imprensa de Pernambuco), nove textos Joaquim Pimenta (jornalista, advogado, professor cearense também radicado em Pernambuco, opositor das oligarquias e da Igreja, com ampla atividade no movimento operário) e nove crônicas de Alice Azedo Pimenta , filha de Raul Azedo, casada com Joaquim Pimenta, feminista atuante, que, em uma sociedade conservadora e patriarcal, escrevia sobre a necessidade do divórcio (só instituído em 1977), violência doméstica, direito ao voto e à participação das mulheres na vida pública. “Além da mentalidade dos escritores, a pesquisa assegurou à posteridade uma faceta desconhecida em Pernambuco: salvou da destruição o testemunho das lutas do proletariado, num Recife que se desenvolvia, salvaguardando fatia da história das mulheres no estado que, por meio da imprensa, conclamavam novos ares, direitos igualitários e liberdade”, destaca o organizador.
“O Tacap”e, que se autodefinia como um “quinzenário de crítica social e de educação popular”, estimulava, através de suas publicações, o debate em torno de assuntos diversos, como educação, ciência, religião, crítica contra o capitalismo e saúde, tornando-se uma ferramenta de divulgação e esclarecimento da visão marxista. Também publicava textos de escritores estrangeiros, como Maquiavel, Tolstói e Alexandre Dumas. No livro, o capítulo Textos Esparsos reúne escritos publicados nas capas do tabloide por autores como Luís da Câmara Cascudo, o escritor francês Henri Barbusse e o político socialista italiano Enrico Ferri.
Para o editor Diogo Guedes, os textos resgatados por Japiassu, colocam o leitor em contato com um aspecto pouco conhecido dos debates intelectuais e da história das ideias em Pernambuco no começo do século XX. “Crônicas comunistas ajuda a ver a persistência de alguns temas, como a luta pelos direitos das mulheres e pela justiça social, ao longo das décadas, e o que mudou (ou não) desde então. Em tempos atuais, de paranoias e ascensão de uma ultradireita, é um livro ainda mais fundamental para entender a trajetória de pensamentos críticos em territórios pernambucano”, assegura Diogo Guedes.
Serviço
Live de lançamento do livro “Crônicas Comunistas” – Ricardo Japiassu Simões
Data: 22 de junho de 2021 (terça-feira), às 19h
Local: Canal da Cepe no YouTube (www.youtube.com/CepeOficial)
Preço do livro: R$ 30 (impresso) e R$ 12 (E-book)