Rua do Bonfim, em Olinda, recebe as bençãos de Oxalá
Com apoio da Fundape, o evento Águas de Oxalá acontece neste domingo (14) e celebra as tradições de culto ao divino em suas diferentes expressões
Postado em: Fundarpe
As Águas de Oxalá, tradição do calendário turístico-cultural de Olinda, chega à sua 44ª edição, neste domingo (14), às 14h, com o tema “Nossa raiz, nossa cor”. O evento é em reverência a Oxalá, que na Igreja Católica é o Senhor do Bonfim, regente da paz e da prosperidade. A festa, que conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação da Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), acontece para sacralizar a cidade de Olinda, trazendo bênçãos a todos os turistas e pessoas que guardam as tradições de culto ao divino em suas diferentes expressões.
Ao todo, desde as concentrações até o cortejo pelas ladeiras de Olinda, estima-se um público em torno de 15 mil pessoas.
O evento tem o seu início em três pontos de concentração, onde os afoxés Ara Odé, Alafim Oyó, Oya Alaxé e o grupo Tambores de Ogum vão receber o público e seguir em cortejo até o Largo do Bonfim, cada um saindo de um ponto estratégico do Sitio Histórico de Olinda: Mercado da Ribeira, Praça do Carmo e no Alto da Sé.
Todos os afoxés vão sair simultaneamente às 14h em direção à Igreja do Bonfim. Lá, a cantora Karina Spinelli fará um show com repertório especial e lança uma música para as Águas de Oxalá. Em seguida, o grupo Voz Nagô se apresenta com cantos sagrados em nagô.
O ponto alto da concentração é quando o babalorixá Tata Raminho de Oxossi e o Monsenhor Maurício se encontram para dar as bênçãos aos presentes. As baianas fazem a lavagem do adro da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em simbologia a purificação das ruas do Sitio Histórico de Olinda, abençoando as pessoas com banho de cheiro e águas fluidificadas. Após as bençãos, o cortejo das Águas de Oxalá sairá rumo a Roça Oxum Opará Oxóssi Ibualamo, na Rua São Paulo, nº 402, na Vila Popular, Olinda.
Serviço:
Águas de Oxalá
Domingo (14), das 14h às 17h30
Rua do Bonfim, em frente à Igreja do Bonfim
Gratuito
