Saraus em Pasárgada desta sexta (11) homenageia aniversariante Clarice Lispector
Centenário da escritora que passou parte da infância e adolescência no Recife será inspiração para recital mensal, realizado on-line
Postado em: Espaços culturais
“Saraus em Pasárgada – nos mares de Clarice” acontece nesta sexta-feira (11), homenageando o centenário de Clarice Lispector, escritora que passou parte da infância e adolescência no Recife. O evento mensal de valorização da poesia, que desde março é realizado pela internet por causa da pandemia do coronavírus, quer resgatar a memória do ícone da literatura brasileira que completaria 100 anos nesta quinta-feira (10), se estivesse viva. A participação é aberta a todos, por meio de postagens no Instagram, com exibição a partir das 18h, no @culturape.
“Decidimos dedicar esta edição dos Saraus em Pasárgada a Clarice, por ocasião das comemorações do seu centenário e pela importância que ela tem para a literatura brasileira, com um estilo original, denso e feminino. Assim como Bandeira, era nas coisas simples que ela encontrava o espaço da escrita, dos sentimentos, do espanto. A pluralidade de Clarice, até hoje, nos provoca e ao mesmo tempo acolhe no mais profundo mistério”, disse Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada (espaço cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe) onde viveu Manuel Bandeira e que sediou os Saraus quando aconteceu presencialmente.
O formato será o mesmo usado desde que o encontro mensal passou a ser online. A participação de poetas, amantes da poesia, admiradores de Manuel Bandeira, Clarice Lispector e curiosos, mantendo a tradição de microfone aberto a todos, se dará por vídeos. Os interessados devem publicar seus conteúdos no Instagram e marcar os perfis @culturape e @manuelbandeira.pasargada. Serão compartilhadas gravações contendo poemas da própria homenageada ou que tenham relação com ela.
“O nosso convite é para um mergulho nas águas de Clarice. Na memória da infância no Recife, na memória do mar e no nosso próprio mistério”, concluiu Marília Mendes.

