Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secretários e dirigentes estaduais de Cultura redigem carta para o novo Governo Federal

O secretário de Cultura de Pernambuco, Oscar Barreto, assinou a Carta do Rio Grande do Sul. O documento é resultado do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que aconteceu de 10 a 13 de novembro de 2022, no Rio Grande do Sul. O espírito da carta é uma esperança que se renova em todos os gestores públicos do segmento da Cultura, que enxergam um futuro promissor, de retomada de políticas estratégicas para fazer novamente da Cultura um campo de florescimento de debates, reflexões e projetos em todos os territórios brasileiros.

“Estamos diante do retorno do Ministério da Cultura, com as esperanças renovadas no sentido de que o Brasil volte a ser referência internacional em políticas culturais e que o governo central possa retomar o seu papel de farol no desenvolvimento integrado do setor”, diz a publicação.

A carta, assinada também por dirigentes estaduais de cultura de 22 estados brasileiros, elenca conjunto de questões que considera fundamentais, e que serão apresentadas à nova gestão. Dentre elas, estão a recriação do Ministério da Cultura; as leis da Cultura (Paulo Gustavo, Aldir Blanc 2 e Lei de Incentivo à Cultura) e o Orçamento de 2023; Fundo Setorial do Audiovisual; e o Marco Regulatório de Fomento à Cultura.

Leia aqui íntegra da Carta do Rio Grande do Sul.

< voltar para Secretaria de Cultura