Secult e Fundarpe lamentam a partida de Francisco Brennand
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
A partida de Francisco Brennand deixa um enorme vazio na produção da arte e da cultura brasileira de modo geral. Um dos maiores artistas brasileiros de sua geração, Brennand é um patrimônio da nossa história e o conjunto de suas obras monumentais – em cerâmicas e pinturas, espalhadas em museus, parques, praças, jardins e construções diversas – são uma marca indelével de valor inestimável que perdurará por gerações sucessivas.
Aliando referências universais e regionais, o histórico com o surreal e o fantástico, as criações de Brennand irão marcar para sempre nosso território e a identidade da arte escultórica de Pernambuco, que conquistou o mundo. Sentimos muito pesar por seu falecimento, ao mesmo tempo em que nutrimos um profundo sentimento de gratidão por este legado e por toda sua contribuição.
HISTÓRICO - Francisco Brennand inicia sua carreira como pintor e escultor no fim da década de 1940. Em seus quadros, pinta flores e frutos que parecem flutuar no espaço pictórico, realizados com linhas simplificadas e cores puras. Posteriormente, descobre seu meio de expressão na cerâmica, incentivado por obras de Pablo Picasso (1881 – 1973), Joán Miró (1893 – 1983) e Léger (1881 – 1955), que conhece durante uma estada em Paris. Em 1971, reforma a fábrica de cerâmica de seu pai, próxima a Recife, então quase abandonada, transformando-a em um ateliê, que povoa de seres fantásticos, representados em relevos, painéis, objetos cerâmicos e esculturas.
O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor. Obtém uma grande quantidade de tonalidades por meio das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a queima das peças.
As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras, apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja estranheza é acentuada pelo acabamento rude.
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
