SECULT-PE de ANDADA: aprendizagem que humaniza e fortalece parcerias
Novo projeto da Secretaria Estadual de Cultura começa nesta sexta-feira (17) por Caruaru
Postado em: Cultura popular e artesanato | Secretaria de Cultura
A Secretaria de Cultura de Pernambuco dá início nesta sexta-feira (17) ao projeto SECULT-PE de ANDADA. A primeira parada acontece no município de Caruaru, onde o secretário Silvério Pessoa é recebido pelos representantes da Associação dos Bacamarteiros do município.
Desde já considerado um marco na relação com a comunidade de fazedores da cultura, em todas as áreas, o programa tem como objetivo o conhecimento in loco das manifestações e seus personagens em uma troca de conhecimentos e experiências, visando a descentralização e a interiorização das atividades da gestão pública da governadora Raquel Lyra.
Para Silvério Pessoa, o SECULT-PE de ANDADA é uma ação de aprendizagem fora do ambiente burocrático. “O gabinete é um local onde há uma confluência de atendimentos, de expectativas, de escutas, de encaminhamentos, de deliberações. Tradicionalmente é um espaço onde não se consegue ampliar, expandir, toda essa conexão”, analisa o secretário. “O SECULT-PE de ANDADA tem a intenção principalmente de uma aprendizagem mútua, da Secult-PE e do secretário, com povos e vértices da cultura popular pernambucana. Espaços físicos que se organizaram e que nesse encontro vai haver uma reciprocidade de aprendizagem”, projeta.
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Para Silvério Pessoa, o SECULT-PE de ANDADA é uma ação de aprendizagem fora do ambiente burocrático
Ainda de acordo com Silvério, com a nova proposta a Secult-PE aprende com a escuta, revelando suas principais linhas de atuação e seus papéis, e, ao mesmo tempo, proporciona um processo de humanização dos encontros e atendimentos. “A Secult-PE indo ao encontro das sedes, das associações, das casas dos brincantes, onde a cultura popular pulsa, é uma demonstração não só de parceria, de colaboração mútua, mas também de humanização do processo das políticas públicas”, afirma. “Essa é a essência do SECULT-PE de ANDADA: aprendizagem, solidariedade, cordialidade, fortalecimentos de amizades e parcerias”, define.
Na programação desta sexta-feira (17), Silvério e o presidente da Associação dos Bacamarteiros de Caruaru e Região, Janduir Santos, relembram a trajetória do folguedo e da entidade e falam sobre a importância da participação da cultura popular nas Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, principalmente no que diz respeito à desburocratização do acesso aos editais. Na oportunidade também é apresentada a ideia do primeiro encontro de expressões culturais de periferia de Pernambuco, que ocorre ainda neste semestre.
