Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secult-PE e Fundarpe divulgam o edital da 12ª e 13ª edição do Prêmio Pernambuco de Fotografia

Com o tema “Computadores fazem arte, fotógrafos fazem o que?”, este ano premiações homenageiam a fotógrafa Hermina de Carvalho Menna da Costa (in memoriam)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgam, nesta sexta-feira (9), o edital da 12ª e 13ª edição do Prêmio Pernambuco de Fotografia. Com o tema “Computadores fazem arte, fotógrafos fazem o que?”, as premiações tem como homenageada a fotógrafa Hermina de Carvalho Menna da Costa (in memoriam).

Clique aqui e confira o edital e seus anexos. O objeto da convocatória é reconhecer, valorizar, incentivar e difundir a produção fotográfica amadora e profissional de Pernambuco, e é voltada para pessoas que contribuem na produção fotográfica no Estado. O valor total dos prêmios é de R$ 180 mil.

INSCRIÇÕES – As pessoas interessadas devem ser inscrever de 19 de agosto até as 17h de 19 de setembro de 2024, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/2036).

PREMIAÇÕES - Serão selecionadas 30 fotografias, individualmente, enviadas por pessoas físicas e jurídicas (MEI), em âmbito estadual, de técnica livre, que não tenham sido premiadas no Brasil ou no exterior. As fotos devem ter sido realizadas por fotógrafas e fotógrafos naturais ou residentes em quaisquer das macrorregiões do de Pernambuco.

Cada participante poderá concorrer com até duas fotografias. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 6 mil em premiação e suas fotos selecionadas farão parte de uma mostra coletiva virtual exposta na Instagram da Secult-PE e Fundarpe (@culturape).

HOMENAGEADA - Nas 12ª e 13ª edições do Prêmio Pernambuco de Fotografia, a homenageada é a fotógrafa: Hermina de Carvalho Menna da Costa (in memoriam), tendo em vista a importância da sua obra e trajetória para a cultura pernambucana.

Reconhecida como a primeira fotógrafa de Pernambuco, Hermina era responsável pelo ateliê Photographia Moderna, no Centro do Recife, por volta de 1885. Ela participou da 5ª Exposição Artístico-Industrial da Imperial Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais, onde recebeu um diploma de mérito, o que colaborou para a visibilidade do seu trabalho dentro de um ambiente majoritariamente masculino.

ATENDIMENTO - Em caso de dúvidas ou problemas de inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco, ou sobre o edital, o atendimento estará disponível por meio do WhatsApp (81) 3184-3018 e pelo e-mail contato.mapacultural@secult.pe.gov.br, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

< voltar para Fotografia