Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secult-PE e Fundarpe firmam acordo técnico para reforma do Teatro do Derby

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Os gestores da Secult-PE e da Fundarpe foram recebidos pelos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco

Em recente visita ao Teatro do Derby, localizado ao lado do Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, gestores da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) firmaram um acordo de cooperação técnica para orientar o processo de reforma do espaço, que é tombado pelo Estado.

Na ocasião, o secretário de Cultura de Pernambuco, Oscar Barreto, colocou-se à disposição para agilizar a revitalização e reabertura do equipamento. “O corpo técnico da Fundarpe está empenhado e vai prestar todo apoio necessário à reforma do Teatro do Derby”, disse o gestor.

HISTÓRICO - Inicialmente batizado de Cine-Auditório da Força Pública de Pernambuco, o Teatro do Derby foi inaugurado em setembro de 1936, com a presença do então Governador do Estado, Carlos de Lima Cavalcante, e do Comandante Geral do Exército, Cel. Jurandyr de Bizarria Mamede. Sendo um anexo ao Prédio do Comando Geral da Policia Militar de Pernambuco, logo se incorporou à vida político-militar e à vida dos moradores das áreas próximas ao Quartel do Derby.

Em virtude da reforma do Teatro de Santa Isabel, em meados de 1949, diversos grupos do teatro amador que atuavam no Recife passaram a ocupar o Teatro do Derby. Para isso, aumentaram a quantidade de assentos na plateia, o que tornou o lugar apto a espetáculos mesmo após a volta do funcionamento do Santa Isabel. Entre os grupos teatrais que se apresentaram no Teatro do Derby, a DOPS/PE registrou dados de diversos artistas da Companhia Internacional de Revistas, Mágicas e Atrações Mundiais Richard Junior.

< voltar para Secretaria de Cultura