Secult-PE e Fundarpe lançam campanha de arrecadação de livros
As obras arrecadadas vão integrar o acervo das ações do "Escambo de Livros" e dos "Livros Livres"
Postado em: Literatura
A Secult-PE e a Fundarpe lançam nesta quarta-feira (24) a campanha “Doe um livro, espalhe literatura”, que tem como objetivo arrecadar obras literárias para manutenção das ações de circulação de livros como “Escambo de Livros” e “Livros Livres”, ações que disseminam em todo o Estado a leitura e enfatizam o valor simbólico do livro.
“Ao contrário de uma biblioteca tradicional, nossas ações não têm o compromisso de prestação de contas por período de empréstimo. No ‘Livros Livres’, as publicações participantes da ação são identificados com uma etiqueta que diz: ‘Este livro é livre. Leia-o e deixe-o em algum local público para que outra pessoa encontre-o’. Ao encontrar o livro, o leitor é provocado a repassá-lo adiante ao terminar a leitura ou a ‘libertar’ outros livros seus. Já o ‘Escambo’ é exatamente o que parece: uma ação para troca de livros de literatura para aqueles que têm em sua biblioteca livros que já leram e desejam adquirir outros”, disse o coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe, Wellington de Melo.
De acordo com ele, os interessados em doar as obras devem se dirigir ao ponto de coleta – hall da Fundarpe – localizado Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista (Recife/PE), com livros de literatura e/ou humanidades em bom estado (não é permitida a troca de livros didáticos ou religiosos), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. “Em caso de haver doador com grande quantidade de livros, temos a possibilidade de fazer a coleta no endereço do doador, mediante contato prévio”, contou Wellington.
A campanha tem um caráter permanente, uma vez que tanto o “Escambo de Livros” quanto o “Livros Livres” acontecem frequentemente. “O Escambo será retomado a partir do próximo dia 2/9 (sexta-feira) e os leitores poderão vir todos os dias na Fundarpe, das 9h às 17h, trocar seus livros. O “Livros Livres” é realizado na primeira sexta-feira de cada mês e, como ele muda de local a cada edição, precisamos repor nosso acervo para atender os leitores desses novos espaços”, afirmou o coordenador. A próxima parada do projeto será realizada excepcionalmente na próxima terça-feira (30/8), em San Martin, dentro da programação do 4º Encontro de Bibliotecas Públicas do Estado.
Os doadores que tiverem dúvidas ou queiram mais informações sobre as ações e sobre a campanha podem entrar em contato com a Coordenadoria de Literatura, por meio do telefone (81) 3184.3021, ou pelo e-mail literatura.secultpe@gmail.com.
Obras trocadas no Escambo
2012 – 1252 livros trocados;
2013 – 1370 livros trocados;
2014 – 1549 livros trocados;
2015 – 900 livros trocados (até novembro).
Obras libertas no Livros Livres
720 livros libertados em 04 municípios em 2012.
983 livros libertados em 05 municípios em 2013.
1721 livros libertados em 13 municípios em 2014.
618 livros libertados em 06 municípios em 2015.
500 livros libertados em 05 municípios em 2016.
