Secult-PE e Fundarpe promovem 3ª Jornada do Patrimônio Alimentar
Evento integra a programação da 17ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Postado em: Patrimônio
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com os cursos de gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Faculdade Senac (FacSenac), anunciam a 3ª Jornada do Patrimônio Alimentar: Cultura Alimentar e Identidade Territorial. O evento acontece de segunda (26) a quinta-feira (29).
A ação integra a programação da 17ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e tem como objetivo fortalecer o debate acerca das políticas públicas culturais voltadas ao contexto do patrimônio alimentar em Pernambuco; e promover trocas acadêmicas e divulgação de iniciativas da sociedade civil que contribuem com a preservação e a promoção dos patrimônios alimentares.
O evento é aberto ao público e acontece na Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (Câmpus-Sede – Rua Dom Manuel de Medeiros, s/nº, bairro Dois Irmãos); e na Faculdade Senac Pernambuco (Rua do Pombal, nº 57, 22º andar, bairro Santo Amaro), no Recife. É necessária a inscrição prévia para garantia de vagas, sujeita à lotação dos dois locais.
Com foco no debate relacionado à cultura alimentar e às identidades territoriais, a programação está organizada em temáticas que envolvem: Indicação Geográfica e Alimentos; Gastronomia e Identidade Territorial; Gastronomia Pernambucana como Patrimônio; e Os Doces Patrimônio de Pernambuco. Além disso, em parceria com a FacSenac e a UFRPE, ocorre a vivência com mestras marisqueiras da comunidade de Vila Velha, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, Litoral Norte do Estadio. Há emissão de certificado para os presentes.
As inscrições, devem ser feitas exclusivamente aqui.
A programação da 3ª Jornada do Patrimônio Alimentar: Cultura Alimentar e Identidade Territorial também inclui o painel virtual Estratégias de Agregação de Valor de Produtos Agroalimentares. O objetivo é promover uma formação on-line voltada para gestores, professores e pesquisadores de todo o Estado ligados à gastronomia, turismo, economia criativa e cultura, entre outros.
Para essa ação as inscrições devem ser feitas exclusivamente aqui. Uma vez inscrito, o link do evento será enviado para o e-mail de cada participante cadastrado.
“A realização desse evento reforça a importância da discussão dos temas do patrimônio cultural sob diferentes perspectivas acadêmicas e traz ao debate como as características regionais podem fornecer elementos identitários para o que chamamos de gastronomia regional”, explica Marcelo Renan, gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe. “O foco deste ano é mostrar a importância da vinculação de pratos e produtos a suas características históricas, conceituais e técnicas, por exemplo, como aparece nas indicações geográficas e na patrimonialização de saberes gastronômicos ligados às identidades locais”, completa.
Para Ericka Rocha, professora e coordenadora do curso de bacharelado em gastronomia da UFRPE, e uma das organizadoras do evento, “a Jornada do Patrimônio Alimentar é um momento da Semana do Patrimônio de Pernambuco que está tomando fôlego e crescendo a cada ano, sinalizando a importância da temática para a sociedade”.
“Para a comunidade acadêmica ligada aos cursos de gastronomia, ilumina e faz refletir sobre o legado presente nas práticas cotidianas ligadas à alimentação e seus rituais”, afirma ainda a docente. “É com muita alegria que a UFRPE participa desse evento trazendo excelentes discussões para os alunos do curso de gastronomia e a todos na área.”
Dianne Sousa, pesquisadora, produtora cultural e atual gestora da Assessoria de Gastronomia da Secult-PE, lembra que a cultura alimentar se revela por meio de práticas e saberes históricos, culturais, ambientais e territoriais e compreende todo o processo, do cultivo à forma de partilha dos alimentos. “A 3ª Jornada do Patrimônio Alimentar proporcionará importantes reflexões e experiências acerca da identidade alimentar e das relações territoriais”, almeja.
A 3ª Jornada do Patrimônio Alimentar: Cultura Alimentar e Identidade Territorial traz à tona o debate acerca da gastronomia enquanto reflexo dos costumes e das tradições de uma sociedade para fortalecimento dos territórios, bem como possibilita, por meio da preservação de práticas e saberes, o enaltecimento contínuo da identidade cultural e dos laços comunitários. “Para além do empreendedorismo em negócios do segmento gastronômico, a gastronomia é expressão das potencialidades culturais, ambientais, sociais e econômicas de cada região em que seja promovida e destacada, incitando o locavorismo e a valorização das comunidades por meio de seus laços culturais, criando um legado duradouro para as futuras gerações em uma conexão imbricada que alinha tradição e inovação”, comenta Robson Lustosa, coordenador de Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco.
Confira a programação completa:
Segunda-feira, 26
9h às 11h, Auditório da Faculdade Senac Pernambuco
Tema: Indicação Geográfica: Vinhos do Vale do São Francisco
Palestrantes: Luciana Arruda, professora do curso de bacharelado em gastronomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRPE; Yanne Moreira, bacharela em economia (UFPE) e assessora de Arranjos Produtivos (Adepe)
Mediação: Robson Lustosa, coordenador de gastronomia da Faculdade Senac
11h às 12h, Salão de Eventos da Faculdade Senac Pernambuco
Tema: Oficina Degustando o Vale do São Francisco (20 vagas, inscrição presencial)
Palestrante: Mariana Dubeux, a sommelière da ViniBrasil/Rio Sol
13h às 17h, 7º andar da Faculdade Senac
Tema: Os Doces Patrimônios de Pernambuco (40 vagas)
Oficinas Gastronômicas:
Bolo de Noiva Pernambucano, com Cris Barros, professora de gastronomia da FacSenac-PE;
Bolo de Rolo, com Juliana Costa, professora da Senac-PE;
Bolo Souza Leão, com Renata Oliveira, professora da FacSenac-PE;
Bolo Barra Branca, com Tânia Bastos, professora da Senac-PE
14h às 16h
Painel Virtual – dia 1: Estratégias de Agregação de Valor de Produtos Agroalimentares
Terça-feira, 27
9h30 às 12h30
Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, UFRPE
Tema: Gastronomia e identidade Territorial
A Experiência em Minas Gerias: Sistemas Culinários da Cozinha Mineira: O Milho e a Mandioca – Candidatura do Queijo Minas a Patrimônio da Humanidade
Palestrantes: Luis Molinari, diretor de Promoção do Iepha-MG; e Marcelo Renan Oliveira de Souza, gerente de Patrimônio Imaterial da Fundarpe.
Mediação: Ericka Maria de Melo Rocha Calabria, coordenadora do curso de bacharelado em gastronomia da UFRPE
14h às 17h
Tema: Gastronomia Pernambucana como Patrimônio
Palestrantes: Doce de Guabiraba, com as doceiras Lucia Maria dos Santos e Isabel Cristina Assis da Silva;
Bolo de Noiva e Bolo Branca, com Cris Barros, professora da FacSenac-PE
Cartola, com Ericka Maria de Melo Rocha Calabria, coordenadora do curso de bacharelado em gastronomia da UFRPE
Mediação: Luciana Gama, antropóloga e assessora técnica da Fundarpe
Quarta-feira, 28
Vivência para alunos de gastronomia com mestras marisqueiras de Vila Velha, Itamaracá (PE)
Quinta-feira, 29
14h às 16h
Painel Virtual – dia 2: Estratégias de Agregação de Valor de Produtos Agroalimentares
